Recicla Sampa - Cerca de 2,7 bilhões de pessoas ainda não têm acesso à coleta de lixo
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Cerca de 2,7 bilhões de pessoas ainda não têm acesso à coleta de lixo

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
São Paulo é um exemplo para o terceiro mundo, com 99,7% da população atendida. Foto: Poomipat / shutterstock.com

Em um mundo onde a correta gestão dos resíduos sólidos deixou de ser uma opção para ser uma necessidade, a realidade de que 2,7 bilhões de pessoas ainda não têm acesso à coleta de lixo destaca uma crise sanitária e ambiental global.

Segundo dados da ONU, a falta deste serviço essencial não só perpetua a pobreza como também agrava severamente os riscos à saúde pública e ao meio ambiente, principalmente de comunidades de baixa renda dos países em desenvolvimento.

A exposição prolongada a lixões a céu aberto e a resíduos não tratados podem resultar em diferentes problemas de saúde, que vão desde infecções respiratórias até doenças transmitidas por vetores.

Em contraste com essa realidade, a cidade de São Paulo serve como um exemplo notável. Na capital paulista, quase a totalidade da população (99,7%) beneficia-se de um sistema de coleta de resíduos eficiente, o que coloca a cidade em uma posição de destaque, especialmente entre as metrópoles do terceiro mundo.

Com esse índice, São Paulo lidera o ranking brasileiro da coleta ao lado de capitais como Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre, posição que mantém desde 2010, ano do último levantamento do IBGE.

Vale lembrar que todo lixo comum produzido nas residências paulistanas vai para Aterros Sanitários. Ou seja, não há grandes lixões no município e todos os resíduos coletados pela Prefeitura têm a destinação final ambientalmente adequada.

Em resumo, o exemplo de São Paulo ressalta a importância de investimentos em sistemas de coleta e tratamento de resíduos como uma questão de saúde pública e sustentabilidade ambiental, pilares para o desenvolvimento da humanidade no século XXI.

Leia mais

Indicadores da coleta de lixo melhoram no Brasil, indica IBGE


Últimas

Notícias

Plataforma inclusiva busca impulsionar reciclagem no Brasil

Reciclar pelo Brasil atua com foco na regularização e profissionalização de cooperativas

28/05/2024
Notícias

Catadores se mobilizam pela reciclagem de papel no Brasil

Representantes da indústria e do governo federal receberam entidades do setor em Brasília

27/05/2024
Notícias

Coopercaps e colégio Portinari promovem coleta de lixo eletrônico

Urnas serão instaladas na próxima quarta-feira na instituição de ensino da zona sul

24/05/2024
Notícias

Enchentes devem gerar 47 milhões de toneladas de lixo no RS

Estimativas indicam cerca de 19 milhões de toneladas de escombros de casas e edifícios

23/05/2024