Recicla Sampa - Chile proíbe o uso de sacolas plásticas no comércio
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Chile proíbe o uso de sacolas plásticas no comércio

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Como medida de apoio, foram distribuídas ecobags pelas calçadas de Santiago. Foto: Alisha Lubben / Pexels

Primeiro país da América Latina a tomar a medida, o Chile proibiu completamente o uso de sacolas plásticas em todos os departamentos comerciais de seu território. A lei, publicada no Diário Oficial em agosto de 2018, permite a entrega das sacolas apenas em casos em que as embalagens sejam necessárias para evitar o desperdício de alimentos. O estabelecimento infrator arca com multa de 370 dólares por cada sacola plástica entregue.

De acordo com informações da agência de notícias ANSA, o presidente chileno Sebastián Piñera acredita que a iniciativa eliminará o uso do material no país dentro de dois anos. "O Chile é um dos primeiros no mundo a dizer 'tchau!' para as sacolas plásticas. Isso é bom não só para o Chile, mas para a América Latina e para o mundo", afirmou.

As grandes empresas tiveram seis meses para eliminar as sacolas, mas o comércio de pequeno porte ainda tem dois anos para se adaptar à nova lei. Como medida de apoio, foram distribuídas ecobags (sacolas de pano) pelas calçadas de Santiago com o objetivo de incentivar a cultura dos materiais recicláveis e da economia circular.

Dados do Ministério do Meio Ambiente apontam que no Brasil são distribuídas cerca de 1,5 milhão de sacolas por hora, o que resulta em mais de 13 bilhões desse material por ano, que, quando destinadas incorretamente, acabam nos rios e mares. Além de ser um material que leva centenas de anos para se decompor, as sacolas plásticas também têm um alto custo para o meio ambiente por serem produzidas por materiais tóxicos, como o petróleo. Aplicar medidas para a redução no uso desse material tem sido uma das principais decisões tomadas por governos de diversos países que buscam uma sociedade mais sustentável.

Fontes: Época NegóciosANSA BrasilMinistério do Meio Ambiente

Texto produzido em 08/01/2019


Últimas

Notícias

Brasil reciclou seis mil toneladas de latas de alumínio desde 1990

Circularidade do material gera emprego e renda para 800 mil catadores de lixo reciclável

14/06/2024
Notícias

Governo Federal anuncia investimentos em cooperativas de reciclagem no Brasil

Liberação de R$ 8 milhões vai beneficiar mais de 15 entidades e associações do setor

13/06/2024
Notícias

O que é Ecodesign e qual sua importância para a sustentabilidade

Tendência busca minimizar impactos ambientais durante o ciclo de vida dos produtos

12/06/2024
Notícias

São Paulo tem o maio mais quente em 81 anos

Entenda como a reciclagem contribui para conter o aquecimento global

11/06/2024