Recicla Sampa - China construirá maior usina de geração de energia movida por lixo
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

China construirá maior usina de geração de energia movida por lixo

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
A mecânica de funcionamento da usina é simples: ela captura o calor gerado a partir da queima de resíduos e esse calor aciona uma turbina que gera eletricidade. Foto: SHL Architects / Época Negócios

Ainda em construção, a cidade de Shenzhen, no sudeste da China, abrigará a maior usina de produção de bioenergia, utilizando o lixo como combustível. A intenção é que se processe cerca de 5 mil toneladas de resíduos por dia. 

A mecânica de funcionamento da usina é simples: ela captura o calor gerado a partir da queima de resíduos e esse calor aciona uma turbina que gera eletricidade. Além disso, a infraestrutura também terá espaço para gerar energia solar, já que o local possui cerca de 40 mil m² de painéis solares instalados no teto.

A ideia é transformar em energia cerca de um terço do lixo produzido todos os dias pelos moradores da região de Shenzhen, o que representa cerca de 20 milhões de habitantes. A gigantesca usina entrará na lista das outras 300 que já funcionam no país.

Com essa infraestrutura, o país asiático viu sua capacidade de produção de energia a partir do lixo crescer 26% ao ano nos últimos cinco anos. De acordo com o Conselho Mundial de Energia (em inglês tem a sigla “WEC”), essa é uma área que terá valor de mercado de aproximadamente 40 bilhões de dólares em 2023.

A importância das usinas de bioenergia no país sela mais uma vez o compromisso da China com o meio ambiente, que, recentemente, negou receber os recicláveis de outras nações como a União Europeia e Estados Unidos, prática muito comum no passado. O país também se comprometeu com as Nações Unidas (ONU) a colaborar com a diminuição da poluição atmosférica.

Fonte: Época Negócios

Texto produzido em 23/09/2019


Últimas

Notícias

Indicadores de coleta de lixo melhoram no Brasil, indica Censo

Com 99% da população atendida, São Paulo e outras capitais lideram ranking brasileiro

23/02/2024
Notícias

Um caminhão de roupas é descartado por segundo no mundo

Indústria da moda é responsável por 10% das emissões de gases do efeito estufa

22/02/2024
Dicas de Reciclagem

Iniciativa instala pontos de coleta de lixo eletrônico em estações da CPTM

Pontos de Entrega Voluntária ficarão instalados em cinco estações até 29 de março

21/02/2024
Notícias

Reciclagem não é solução para crise do lixo plástico

Relatório revela que fabricantes reconhecem ineficiência da circularidade há décadas

20/02/2024