Recicla Sampa - Cidade de SP e reciclagem ganham destaque na COP 28
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Cidade de SP e reciclagem ganham destaque na COP 28

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Capital foi protagonista da delegação brasileira e resíduos sólidos entraram na pauta. Foto: Anthony Fleyhan / COP 28

A Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28) terminou no último dia 13 de dezembro em Dubai com a assinatura de um acordo entre os 198 países participantes.

O documento reafirma a necessidade de zerar as emissões de carbono até 2050 e de triplicar a capacidade energética renovável ao longo da próxima década.

A representação brasileira no evento incluiu mais de quatro mil pessoas de 23 municípios e São Paulo levou uma das delegações mais expressivas, com integrantes de seis secretarias, além da SP Regula.

Entre assessores, coordenadores e secretários, 15 pessoas participaram da conferência em períodos distintos e garantiram uma relevância inédita para a maior metrópole do Hemisfério Sul.

Mauro Haddad foi um dos representantes da Prefeitura que participaram das mesas e debates. De acordo com o Gerente de Saneamento da SP Regula, duas palavras de ordem podem resumir os resultados do encontro: financiamento e transição.

“Ou seja, como a gente sai de uma economia do carbono para uma economia descarbonizada, como a gente sai de uma economia linear para uma economia circular, e como a gente financia essa mudança. Essa é a discussão que vai nortear os próximos passos dos acordos internacionais”, contou Mauro.

Plano de Mudanças Climáticas de SP

Primeira cidade do Brasil a criar uma pasta dedicada a enfrentar as mudanças climáticas, a capital apresentou um balanço de suas ações em desenvolvimento sustentável em andamento ou previstas para o ano que vem. As iniciativas somam mais de R$ 15 bilhões em investimentos no Orçamento 2024.

Vale destacar que o Plano de Mudanças Climáticas (PlanClima) da cidade apresentado na COP já prevê em decreto, desde 2021, que São Paulo neutralize suas emissões de gases de efeito estufa no mesmo prazo proposto pelo texto final da conferência.

“O acordo final da COP28 é mais uma demonstração de que São Paulo está no caminho certo. Nossos compromissos e ações na construção de uma cidade mais verde, sustentável e inclusiva são firmes”, avaliou o prefeito Ricardo Nunes.

COP 28: resíduos sólidos e reciclagem

Secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso também representou a Prefeitura de São Paulo em Dubai.

Segundo a responsável pelas cooperativas de reciclagem da cidade, essa é a primeira COP na qual o tema dos resíduos sólidos foi tratado com mais destaque, sobretudo pela criação, em março deste ano, de um conselho consultivo do secretariado da ONU para cuidar do tema.

“Dou a notícia em primeira mão aqui no Recicla Sampa. Até o final do ano, haverá um grande pacote de medidas para melhorar a questão da reciclagem e as condições de trabalho dos catadores no Brasil”, informou Aline.

“E acima de tudo, independente da COP, no dia a dia, em todas as partes do mundo, que seja dada a destinação ambientalmente adequada dos resíduos e que seja ampliada a reciclagem, com todos os benefícios que ela traz para a sociedade”, completou a Cardoso.  


Últimas

Dicas de Reciclagem

Brasil produz 2,4 milhões de toneladas de eletrolixo por ano

Entenda o que é saiba onde descartar lixo eletrônico na cidade de São Paulo

18/06/2024
Notícias

São Paulo lança programa para melhorar gestão de resíduos

Projeto busca modernizar infraestrutura de tratamento e destinação do lixo no estado

17/06/2024
Notícias

Brasil reciclou seis mil toneladas de latas de alumínio desde 1990

Circularidade do material gera emprego e renda para 800 mil catadores de lixo reciclável

14/06/2024
Notícias

Governo Federal anuncia investimentos em cooperativas de reciclagem no Brasil

Liberação de R$ 8 milhões vai beneficiar mais de 15 entidades e associações do setor

13/06/2024