Cidade na Indonésia troca plástico por passagens de ônibus

29/05/2019

Imagem - Foto: Ant Rozetsky / Unsplash

Foto: Ant Rozetsky / Unsplash

Quando falamos da Indonésia, logo lembramos das praias paradisíacas que recebem milhões de turistas, assim como dos terremotos e maremotos que assolam o país. Acontece que o lugar também carrega o título do país que mais polui o oceano no mundo em razão do uso desenfreado do plástico, só perdendo para a China. Além disso, a Indonésia é um dos locais que mais usam o transporte privado no planeta, não valorizando os veículos públicos.

Pensando em solucionar tanto o descaso com o transporte coletivo (cerca de 75% das viagens na cidade são feitas de carros) e o uso ilimitado do plástico, o governo da segunda cidade mais populosa da Indonésia, Surabaya, passou a incentivar a troca dos plásticos por passagens de ônibus.

A notícia viralizou no município e agora tem gente indo trabalhar com sacolas lotadas de plásticos. Para se ter uma ideia, dez copos de plásticos ou cinco garrafas de água valem um bilhete de duas horas.

A novidade agradou. Por dia, um ônibus coleta até 250 quilos de garrafas plásticas, o que resulta em 7,5 toneladas em um mês. Todo o material arrecadado é leiloado para empresas de reciclagem e o dinheiro é destinado para o funcionamento e manutenção dos transportes de coleta e para financiar espaços verdes na cidade.

Com isso, todo mundo ganha: o transporte público, as empresas que compram material reciclado por um preço menor, o morador que recebe passagem e, principalmente, o meio ambiente.

 

Fontes: Reuters e BBC

 

Texto produzido em 05/11/2018

Tags: notícias
Espalhe essa informação

Assuntos Relacionados