Recicla Sampa - Cientistas encontram microplásticos no leite materno
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Cientistas encontram microplásticos no leite materno

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Pesquisa comprova presença generalizada de microplásticos no ambiente. Foto: Kingspirit Image Room / shutterstock.com

Em um estudo publicado na última semana na revista Polymers, cientistas italianos informam ter encontrado partículas de microplásticos no leite materno pela primeira vez.

De acordo com a equipe da Università Politecnica delle Marche, as amostras foram retiradas de 34 mães saudáveis e microplásticos acabaram detectados em 75% delas.

Ainda segundo a equipe, todas as mulheres haviam consumido alimentos e bebidas embalados em plásticos, além de produtos de higiene pessoal e frutos do mar.

Mas os pesquisadores deixam claro que por enquanto não existe uma correlação comprovada entre o consumo desses itens e a presença de microplásticos no leite materno.

Na verdade, afirmam, isso comprova a presença generalizada de microplásticos no ambiente e torna a exposição aos resíduos inevitável.

No ano passado, por exemplo, um levantamento inédito realizado por uma equipe do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT-USP) identificou partículas de microplásticos em pulmões humanos, fato que comprova a presença dessas partículas no ar.

“Será crucial avaliar maneiras de reduzir a exposição a esses contaminantes durante a gravidez e a lactação”, avalia Valentina Notarstefano, da Università Politecnica delle Marche.

Microplásticos

Desde o primeiro momento que o lixo plástico chega ao mar, os raios do sol, o vento e a ação das ondas passam a fragmentar os resíduos em pequenas partículas, geralmente com menos de um quinto de polegada de diâmetro.

Conhecidos como microplásticos, esses resíduos estão espalhados por todos os oceanos e foram encontrados nos quatro cantos do globo, desde o Monte Everest, o pico mais alto, até a Fossa das Marianas, o vale mais profundo.

Além disso, os microplásticos estão se decompondo em pedaços cada vez menores e microfibras plásticas foram achadas em sistemas de distribuição de água potável de várias cidades, onde também flutuam pelo ar.


Últimas

Dicas de Reciclagem

Brasil produz 2,4 milhões de toneladas de eletrolixo por ano

Entenda o que é saiba onde descartar lixo eletrônico na cidade de São Paulo

18/06/2024
Notícias

São Paulo lança programa para melhorar gestão de resíduos

Projeto busca modernizar infraestrutura de tratamento e destinação do lixo no estado

17/06/2024
Notícias

Brasil reciclou seis mil toneladas de latas de alumínio desde 1990

Circularidade do material gera emprego e renda para 800 mil catadores de lixo reciclável

14/06/2024
Notícias

Governo Federal anuncia investimentos em cooperativas de reciclagem no Brasil

Liberação de R$ 8 milhões vai beneficiar mais de 15 entidades e associações do setor

13/06/2024