19 de Outubro de 2022,16h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Em um estudo publicado na última semana na revista Polymers, cientistas italianos informam ter encontrado partículas de microplásticos no leite materno pela primeira vez.
De acordo com a equipe da Università Politecnica delle Marche, as amostras foram retiradas de 34 mães saudáveis e microplásticos acabaram detectados em 75% delas.
Ainda segundo a equipe, todas as mulheres haviam consumido alimentos e bebidas embalados em plásticos, além de produtos de higiene pessoal e frutos do mar.
Mas os pesquisadores deixam claro que por enquanto não existe uma correlação comprovada entre o consumo desses itens e a presença de microplásticos no leite materno.
Na verdade, afirmam, isso comprova a presença generalizada de microplásticos no ambiente e torna a exposição aos resíduos inevitável.
No ano passado, por exemplo, um levantamento inédito realizado por uma equipe do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT-USP) identificou partículas de microplásticos em pulmões humanos, fato que comprova a presença dessas partículas no ar.
“Será crucial avaliar maneiras de reduzir a exposição a esses contaminantes durante a gravidez e a lactação”, avalia Valentina Notarstefano, da Università Politecnica delle Marche.
Microplásticos
Desde o primeiro momento que o lixo plástico chega ao mar, os raios do sol, o vento e a ação das ondas passam a fragmentar os resíduos em pequenas partículas, geralmente com menos de um quinto de polegada de diâmetro.
Conhecidos como microplásticos, esses resíduos estão espalhados por todos os oceanos e foram encontrados nos quatro cantos do globo, desde o Monte Everest, o pico mais alto, até a Fossa das Marianas, o vale mais profundo.
Além disso, os microplásticos estão se decompondo em pedaços cada vez menores e microfibras plásticas foram achadas em sistemas de distribuição de água potável de várias cidades, onde também flutuam pelo ar.
Iniciativa busca conscientizar crianças sobre gestão adequada deste tipo de resíduo
Descarte é gratuito e serão aceitos itens de todos os tamanhos, exceto pilhas e lâmpadas
Ações buscam promover Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias, celebrado em 20 de setembro
Setembro de Segunda Mão apresenta alternativas para reduzir impacto da indústria têxtil