Recicla Sampa - Coalizão da América Latina firma acordo histórico sobre Economia Circular
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Coalizão da América Latina firma acordo histórico sobre Economia Circular

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Com apoio do Brasil, documento estabelece metas e objetivos compartilhados entre os países do continente. Foto: D-Visions / shutterstock.

Com apoio do Brasil, a Coalizão da América Latina assinou na última quarta-feira (10) sua primeira declaração conjunta sobre Economia Circular durante o Festival Latino-Americano de Economia Circular em Bogotá, Colômbia.

O acordo estabelece metas e objetivos compartilhados no sentido de promover a transição para um modelo econômico mais sustentável na região.

Em resumo, a iniciativa busca incentivar a reutilização de recursos e a redução da geração de resíduos, passos fundamentais para enfrentar os desafios ambientais e econômicos enfrentados pelos países latino-americanos.

Entre as metas estabelecidas, destacam-se o incentivo à reciclagem, a promoção de tecnologias limpas e a redução da extração de matérias-primas virgens.

A declaração também prevê a criação de políticas públicas para fomentar o ecodesign e o fortalecimento de cadeias produtivas mais sustentáveis.

Para o Brasil, um dos principais articuladores do acordo, a Economia Circular representa uma oportunidade para alavancar setores como a indústria e a agricultura, gerando empregos ao mesmo tempo que reduz impactos ambientais.

De acordo com especialistas ouvidos pelo Recicla Sampa, a adesão a essa pauta reflete o compromisso brasileiro com o desenvolvimento sustentável e a cooperação entre os países do continente.

Em uma região marcada por desigualdades e dependência de recursos naturais, a adoção de práticas circulares pode impulsionar a inovação, o crescimento econômico, além de criar novas oportunidades e diminuir a pressão sobre os ecossistemas.

"A declaração simboliza uma coesão entre os países em torno de uma visão comum. E acredito que coesão seja a palavra-chave aqui, pois ela reflete um entendimento integrado da economia circular sob estas perspectivas fundamentais", opina Pedro Prata, Oficial de Políticas Públicas da Coalizão.


Últimas

Notícias

Lobby das empresas de petróleo desafia tratado mundial dos plásticos

Greenpeace e CIEL alertam sobre o peso desproporcional da indústria nas negociações

13/08/2025
Notícias

SP recebe em dezembro mais uma edição da Expo Catadores

Programação inclui oficinas, palestras e feira de negócios voltadas à cadeia da reciclagem

11/08/2025
Notícias

Entenda por que as garrafas retornáveis sumiram das prateleiras

Embalagens descartáveis dominam mercado e dificultam avanço da economia circular

08/08/2025
Notícias

Prefeitura anuncia coleta seletiva em 100% da cidade de SP

Todos os distritos da capital contam agora com caminhões da reciclagem de porta em porta

06/08/2025