19 de Julho de 2018,15h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Não deve ser novidade para ninguém o fato de que utilizamos, cada vez mais, uma quantidade enorme de plástico em nosso dia a dia. Como todo material poluente, ele deve ser separado do lixo comum na hora do descarte. Um dos objetos de plástico mais presentes em nossas vidas é a garrafa PET. Então, que tal saber como reciclar garrafa pet e reutilizá-las ao invés de jogá-las fora?
Caso esteja curioso, a sigla PET significa “polietileno tereftalato”, que é um polímero termoplástico formado pela reação entre dois componentes químicos. Ele é utilizado principalmente na forma de fibras para tecelagem e de embalagens para bebidas.
Como a reciclagem de garrafa PET é uma forte aliada do artesanato, é possível criar objetos incríveis que servirão para decorar sua casa, organizar itens ou até mesmo entreter as crianças. Pense em vasos para as plantas, luminárias, cortinas, brinquedos...Há ainda quem construa barcos e até casas completas com as pets. As possibilidades são quase infinitas!
A reutilização é um dos pilares dos “5Rs do Consumo Consciente”, que consistem também em reciclar tudo o que for possível; repensar nosso jeito de viver e agir em São Paulo; recusar produtos e serviços que não estejam comprometidos com o respeito ao meio ambiente; reduzir o volume de resíduos que cada um de nós geramos.
Caso não tenha interesse em artesanatos com garrafa PET nem em construir uma casa, lembre-se sempre de descartar os recipientes em Pontos de Entrega Voluntária (PEV), ou verifique aqui as localidades que são atendidas pela entrega porta a porta: Ecourbis http://www.ecourbis.com.br/ (que atende as regiões leste e sul da cidade de São Paulo) e Loga http://www.loga.com.br/content.asp?CP=LOGA&cod=790 (oeste, norte e centro)
A reciclagem com garrafa PET é fácil e não requer muita habilidade. Veja, abaixo, algumas ideias interessantes para reutilizar o material (e aprenda a fazer duas delas).
Por esta você não esperava, certo? Pois é! Até mesmo casas podem ser construídas de maneira sustentável utilizando garrafas PET. Em Taiwan, um edifício já foi construído com o material.
Uma artesã boliviana chamada Ingrid Vaca Diez, inclusive, desenvolveu um método de construção de casas com garrafas PET que pode ajudar famílias de baixa renda a terem sua casa própria.
Para a construção, são necessárias garrafas PET, garrafas de vidro, cimento, cal, areia, cola, sedimentos, resíduos orgânicos, aros e glicose. A primeira casa edificada pela artesã tem 170m² e foram utilizadas 36 mil garrafas plásticas de dois litros em sua construção.
Caso deseje saber mais – e, quem sabe, até construir sua própria casa – o site Civilização Engenheira responde várias dúvidas que podem lhe ajudar.
Veja algumas outras casas feitas com garrafa PET:
Existe, até mesmo, uma casa feita com as tampinhas das garrafas PET.
Edifício de Taiwan
O setor de embarcações é outro que já desenvolve ideias benéficas ao meio ambiente e, também, mais econômicas. Desde pequenas canoas até barcos maiores podem ser produzidos com garrafas PET.
Em 2014, um casal viajou pelo Piauí a bordo de um deles. A embarcação foi feita com mil garrafas plásticas.
Veja mais exemplos de barcos feitos com garrafa PET:
Caso se interesse, há uma “planta/projeto”:
Materiais necessários:
1 – Comece cortando o fundo da garrafa, que será o local responsável por acomodar sua planta.
2 – Recorte as orelhinhas (você pode usar este molde).
3 – Usando a recomendação da embalagem, use a tinta spray para pintar a parte que recortou da garrafa e as orelhinhas em um lugar arejado. Espere secar e cole as orelhinhas.
4 – Com os “vasos” secos, desenhe o rosto dos gatinhos com o pincel marcador permanente. Você pode utilizar o mesmo molde das orelhinhas como base para se guiar.
5 – Caso deseje pendurar os vasos, você pode fazer um furo em cada lateral e passar o cordão ou fio de algodão branco.
6 – Agora, basta plantar a planta de sua preferência.
Resultado final:
Ideia retirada deste post.
1 – Comece pintando as garrafas com a tinta em spray prateada, em um lugar arejado. Espere secar.
2 – Recorte os feltros em formato de chamas de dois tamanhos. Lembre-se que também podem ser usadas sacolas de tecido que não usa mais em vez de feltro.
3 – Com a cola quente, cole os pedaços de feltro no bico da garrafa, como se estivessem saindo de dentro dela, como mostra a imagem abaixo.
4 – Recorte um pedaço de papelão do tamanho ideal para acoplar as garrafas e “servir” na criança que usará a fantasia.
5 – Cole as fitas de náilon com cola quente no papelão e, em seguida, cole as garrafas. Sua mochila a jato está pronta!
Resultado final:
Ideia retirada deste post.
1 – Com a garrafa PET devidamente higienizada e seca, use o estilete para cortar seu fundo.
2 – Use a tesoura para arredondar os “gomos” da garrafa, para que fiquem parecendo pétalas de uma flor.
3 – Encoste cada “pétala” na chama da vela (ou do isqueiro) até que formem pequenos “bicos” em cada uma.
4 – Agora, passe uma camada de verniz vitral na cor desejada e espere secar por cerca de uma hora. Para um acabamento ainda melhor, passe uma camada do verniz brilhante por cima e espere secar.
5 – Utilize a vela ou o isqueiro novamente, desta vez, para esquentar a agulha de crochê. Então, encoste-a no centro do fundo da garrafa, para fazer um furo.
6 – Com o estilete, recorte uma tira lisa e grossa da parte que sobrou da garrafa. Desenhe o miolo da flor (ou use um molde) e recorte-o.
7 – Passe uma demão de verniz vitral na cor desejada e espere secar por aproximadamente uma hora. Depois, passe uma camada de verniz brilhante para acabamento.
8 – Repita o passo 6 para furar o centro do miolo.
9 – Corte 30 cm do fio de náilon e passe uma conta por ele. Então, junte as pontas e passe-o pelo miolo. Depois, passe o fio pelo centro da flor, sem cortá-lo.
10 – Agora, corte 30 cm do fio encerado, aplique uma gota de cola instantânea em sua ponta e enrole-o na argola.
11 – Passe a argola por entre as pontas do fio de náilon que está com a flor. Dê três nós e corte as pontas e pronto!
O resultado final:
Ideia retirada deste post.
Conversamos com as cooperativas de reciclagem e organizamos uma lista de orientações
Saiba como é possível separar o lixo reciclável mesmo sem um sistema municipal estruturado
Iniciativa da Green Mining troca materiais recicláveis por remuneração justa
Programa Recicla Cash ainda será avaliado por diferentes comissões do Senado