25 de Abril de 2023,15h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Um produto biodegradável é aquele que pode ser decomposto naturalmente por microrganismos presentes no meio ambiente, como bactérias, fungos e outros seres vivos.
Ou seja, são projetados para se degradarem rapidamente, sem gerar resíduos tóxicos ou prejudiciais ao planeta enquanto se decompõem.
Ecologicamente corretos, esses produtos são geralmente fabricados com materiais naturais, como celulose, amido, óleos vegetais e outros compostos orgânicos.
Atualmente, em função da crise climática e da busca pela sustentabilidade ambiental, seu uso tem se tornado cada vez mais importante.
No entanto, é preciso destacar que nem tudo o que é biodegradável pode ser descartado da mesma forma.
Por isso, é importante verificar as certificações e as normas técnicas apropriadas de cada produto.
Na dúvida, verifique com fabricantes e revendedores os ingredientes e a forma adequada de descarte.
No Brasil, existem organizações que certificam produtos biodegradáveis, cada uma com seus próprios critérios. Os selos você encontra no verso das embalagens.
ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas)
A ABNT é uma entidade privada sem fins lucrativos que desenvolve normas técnicas e realiza a certificação de produtos e serviços no Brasil. A ABNT possui a norma técnica NBR 15448, que estabelece os requisitos para a avaliação da biodegradabilidade de produtos químicos e compostos orgânicos.
IBD Certificações
O IBD é uma organização privada que realiza a certificação de produtos orgânicos e biodegradáveis. Seu selo (Biodegradável IBD) é concedido a produtos que atendem aos critérios de biodegradabilidade estabelecidos pela organização.
Bloco europeu também estabelece metas para reduzir desperdício de alimentos até 2030
País africano baniu sacolas em 2008 e ampliou a restrição para itens de uso único em 2019
Ação representa um dos frutos mais expressivos da jornada pedagógica vivida pela turma
Vice-presidente anunciou medida durante entrega de caminhões a cooperativas do DF