Recicla Sampa - Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas começa no Azerbaijão
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas começa no Azerbaijão

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Brasil assume novos compromissos para reduzir emissões de gases de efeito estufa. Foto: Divulgação / ONU.

A 29ª Conferência das Partes (COP29) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (UNFCCC) começou na última segunda-feira (11) em Baku, no Azerbaijão.

O evento reúne representantes dos 197 países signatários, organizações internacionais, sociedade civil, setor privado e acadêmicos.

A conferência, que acontece até o próximo dia 22 de novembro, tem como objetivo discutir ações globais para combater as mudanças climáticas e estabelecer novas metas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

Este ano, o Brasil ocupa uma posição de destaque no evento, não apenas devido às suas novas metas climáticas, mas também por ser parte da chamada "troika", que inclui as nações que presidem a COP28 (Emirados Árabes Unidos), a COP29 (Azerbaijão) e a COP30 (Brasil).

Esses três países serão os primeiros a apresentarem seus novos compromissos climáticos nacionais (NDCs), alinhados ao objetivo global de limitar o aumento da temperatura média do planeta a 1,5°C até o final do século.

Chefiada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, a delegação brasileira anunciou na semana passada sua segunda Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC). O país se compromete a reduzir as emissões líquidas entre 59% e 67% até 2035, em comparação com os níveis de 2005.

Essa meta representa uma redução alinhada à meta do Acordo de Paris de limitar o aquecimento global a 1,5°C.

A nova NDC brasileira abrange todos os setores da economia - energia, transporte, agricultura e indústria - e é vista como um passo fundamental para alcançar a neutralidade climática até 2050.

Além disso, o compromisso reflete uma crescente ambição do Brasil, com um aumento de até 29% na meta de redução de emissões em comparação com o objetivo estabelecido para 2030.

O Brasil, com sua nova NDC, pretende também avançar nas discussões globais e reforçar seu papel como um líder na luta contra as mudanças climáticas, especialmente considerando sua presidência da COP30, marcada para 2025 na Amazônia.


Últimas

Notícias

Europa aprova lei para obrigar marcas de moda a pagar por reciclagem

Bloco europeu também estabelece metas para reduzir desperdício de alimentos até 2030

17/09/2025
Notícias

Ruanda é referência mundial na proibição do plástico descartável

País africano baniu sacolas em 2008 e ampliou a restrição para itens de uso único em 2019

15/09/2025
Notícias

Alunos do Arquidiocesano promovem drive thru de lixo eletrônico

Ação representa um dos frutos mais expressivos da jornada pedagógica vivida pela turma

12/09/2025
Notícias

Governo prepara decreto para impulsionar reciclagem de plástico no Brasil

Vice-presidente anunciou medida durante entrega de caminhões a cooperativas do DF

10/09/2025