Recicla Sampa - Conheça o Plano de Ação Climática de São Paulo
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Conheça o Plano de Ação Climática de São Paulo

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Objetivo é cumprir as metas do Acordo de Paris e zerar emissões na capital até 2050. Foto: Wirestock Creators / shutterstock.com

Desenvolvido em 2020 com base nas metas do Acordo de Paris, o Plano de Ação Climática da cidade de São Paulo (PanClima) consiste em uma série de ações que tem o objetivo de reduzir as emissões de gases do efeito estufa até 2030 e de zerá-las até 2050.

Instituída em parceria com o Grupo C40, que reúne as grandes cidades do mundo na ONU, a iniciativa aponta caminhos para diminuir a dependência da capital dos combustíveis fósseis e promover uma transição para fontes de energia renováveis.

O plano também apresenta, é claro, metas para a redução da geração de resíduos e adequações aos sistemas de coleta e tratamento do lixo comum e do lixo reciclável no município.

“Ao lançar o PlanClima SP pretendemos abraçar a vocação de nossa cidade para o pioneirismo e nos comprometemos a cooperar com todas as cidades do mundo, em particular as cidades do Sul Global, no enfrentamento das crises de nosso tempo, sem deixar ninguém para trás”, disse o ex-prefeito Bruno Covas, à época do lançamento.

Clique aqui e confira o Plano de Ação Climática da cidade de São Paulo

SP e o combate às mudanças climáticas

Primeira cidade do Brasil a criar uma pasta dedicada a enfrentar as mudanças climáticas, a capital apresentou na COP 28 um balanço de suas ações em desenvolvimento sustentável em andamento ou previstas para este ano.

A Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas terminou no último dia 13 de dezembro em Dubai com a assinatura de um acordo entre os 198 países participantes.

Além dos esforços do PanClima já em andamento, a delegação paulistana anunciou o investimento de R$ 15 bilhões do orçamento da capital no enfretamento à crise climática.

Mauro Haddad foi um dos representantes da Prefeitura que participaram das mesas e debates. De acordo com o Gerente de Saneamento da SP Regula, duas palavras de ordem podem resumir os resultados do encontro: financiamento e transição.

“Ou seja, como a gente sai de uma economia do carbono para uma economia descarbonizada, como a gente sai de uma economia linear para uma economia circular, e como a gente financia essa mudança. Essa é a discussão que vai nortear os próximos passos dos acordos internacionais”, contou Mauro.


Últimas

Notícias

Catadores discutem inclusão no mercado de carbono em Brasília

Encontro com Ministério da Fazenda debate integração de catadores ao sistema de emissões

05/11/2025
Notícias

Saiba como denunciar descarte irregular de entulho em SP

Cidadão pode acionar canais oficiais e a subprefeitura da região para combater a prática

03/11/2025
Notícias

Reciclagem pode conter avanço das bebidas falsificadas

Logística reversa é ferramenta fundamental para barrar uso irregular de garrafas

31/10/2025
Notícias

Microplásticos estão em 70% das praias brasileiras, revela estudo

Maior pesquisa do tipo já feita no país alerta para políticas públicas urgentes

29/10/2025