01 de Junho de 2023,15h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
O presidente Lula assinou no último mês de fevereiro dois decretos para promover o protagonismo dos catadores no processo de reaproveitamento de materiais recicláveis no Brasil.
Os atos também viabilizam uma importante mudança no modelo atual de economia circular e logística reversa do país, que agora passa a ser pauta prioritária para o desenvolvimento sustentável.
O primeiro decreto institui o Programa Diogo Sant’ana Pró-Catadoras e Catadores para a Reciclagem Popular, recriação do antigo Programa Pró-Catador, extinto pelo governo passado.
O segundo decreto cria três novos instrumentos: o Certificado de Crédito de Reciclagem; o Certificado de Estruturação e Reciclagem de Embalagens em Geral; e o Crédito de Massa Futura.
Batizado em homenagem ao advogado e ativista Diogo Santana, o Decreto 11.414 retoma as ações integradas dos diferentes entes federativos (União, Estados e Municípios).
O objetivo principal é fomentar o financiamento público das organizações do setor da reciclagem com foco na expansão da coleta seletiva e na logística reversa.
O texto também reconhece a Coleta Seletiva Solidária, tecnologia social que busca regulamentar a parceria entre profissionais cooperados e autônomos com Prefeituras, empresas e sociedade civil.
Destaque para a inclusão do pagamento por serviços ambientais urbanos aos catadores, que não estava previsto na antiga legislação, e está amparado pelos princípios instituídos na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).
Outro destaque é a recriação do Comitê Interministerial para Inclusão Socioambiental de Catadoras e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis (CIISC), órgão multisetorial de integração entre poder público, organizações e sociedade civil.
“Apoiar esse segmento da sociedade é um benefício social e ambiental. É um compromisso ético e político de cuidar do meio ambiente e das pessoas”, disse Marina Silva, Ministra do Meio Ambiente.
Encontre pontos de coleta de lâmpadas, pilhas, eletrônicos, medicamentos e pneus
Estudo capitaneado pela Sea Shepherd Brasil analisou mais sete mil quilômetros de costa
Pontos de Entrega Voluntária da entidade já estão instalados em 305 municípios do país
Mais da metade dos trabalhadores do setor são mulheres e 62% são negros ou pardos