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02 de Maio de 2018,18h25
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Muito antes de o Congresso brasileiro aprovar a Política Nacional dos Resíduos Sólidos, o Grupo Pão de Açúcar (GPA) já contava com postos de entrega voluntária (PEVs), em 2001. Não à toa, o GPA é uma das referências da indústria quando o assunto é reciclagem. E este trabalho ajuda a gerar renda para milhares de pessoas.
De acordo com Susy Yoshimura, diretora de sustentabilidade do Grupo, todo material arrecadado é doado para as cooperativas parceiras do programa Estações de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever, que comercializam os materiais e geram renda. Atualmente, já são 27 cooperativas, o que representa um número médio de 1.057 cooperados e impacta cerca de 3.171 pessoas.
Planos para alavancar ainda mais o assunto dentro da rede de lojas não faltam. “Novas parcerias estão em andamento, como a realizada com a Embalixo, uma empresa especializada em embalagens plásticas, que desenvolverá sacos de lixo com parte dos resíduos de plástico provenientes das Estações de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever”.
Confira a entrevista na íntegra:
O GPA conta com postos de entrega voluntária (PEVs) desde 2001, muito antes de o Congresso aprovar a Política Nacional dos Resíduos Sólidos. Como surgiu a ideia e como foi feita a conscientização dos consumidores para que utilizassem o recurso?
Os princípios de sustentabilidade estão imersos na cultura do GPA e a companhia está comprometida com iniciativas públicas ligadas a esta frente. A ideia surgiu alinhada a este propósito. Em parceria com a Unilever, as lojas do Pão de Açúcar coletam resíduos em Postos de Entrega Voluntária (PEVs) e recebem desde papel, plástico, metal e vidro, até óleo de cozinha usado. Outros coletores específicos recebem ainda pilhas, baterias, celulares e acessórios. A divulgação sobre essa iniciativa é feita periodicamente, visando sempre a conscientização de toda a sociedade.
Desde então, o que vem sendo feito pelo Grupo em relação aos resíduos gerados?
Todo material arrecadado é doado para as cooperativas parceiras do programa Estações de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever, que comercializam os materiais e geram renda. Realizamos o trabalho de recebimento, triagem, separação e entrega para as cooperativas de reciclagem. Incentivamos os clientes a trazerem seus resíduos recicláveis e, atualmente, estudamos o desenvolvimento de projetos de economia circular. Novas parcerias também estão em andamento, como a realizada com a Embalixo, que desenvolverá sacos de lixo com parte dos resíduos de plástico provenientes das Estações de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever.
As embalagens depositadas nos PEVs são encaminhadas para cooperativas. Quantos postos de trabalho o Grupo já criou com essa iniciativa?
Atualmente estamos com 27 cooperativas, o que representa um número médio de 1.057 cooperados, impactando cerca de 3.171 pessoas (famílias dos cooperados).
Em 2017, vocês começaram a aplicar a logística reversa em relação ao plástico utilizado na embalagem do tira-manchas Qualitá, que desde então é produzido por meio da reciclagem de materiais obtidos nos PEVs. A reinserção de papéis e embalagens longa vida no ciclo produtivo do Pão de Açúcar também já é um case. Há algo planejado para estender o programa para outros tipos de materiais?
Sim, estamos estudando novas linhas de produtos de marcas exclusivas, produtos com os parceiros e também materiais de comunicação em loja, com material proveniente das estações.
Quais os desafios enfrentados pelo Grupo ao tentar reduzir o impacto ambiental em suas atividades, como o desperdício de alimentos e a destinação correta de resíduos?
O GPA é consciente do seu papel em responsabilidade social e, por isso, contamos com projetos de doação de alimentos que sobram em nossa operação das lojas Extra e Pão de Açúcar, bem como realizamos a gestão de resíduos internos de loja. A conscientização sobre o desenvolvimento sustentável é ainda um desafio não só para a companhia como de toda a sociedade.
“O GPA é consciente do seu papel em responsabilidade social e, por isso, contamos com projetos de doação de alimentos e gestão de resíduos internos”
Quais os principais projetos do GPA para este ano em relação à sustentabilidade?
O Grupo GPA conta com vários projetos de sustentabilidade, mas destaco três:
Venda de produtos a granel: cerca de um terço do lixo doméstico gerado pelos brasileiros é composto por embalagens e, desse total, 80% são descartadas depois de serem usadas uma única vez. O Pão de Açúcar, com base nessa estatística, desenvolveu um projeto que incentiva o consumo consciente e o reúso de embalagens. São 40 tipos de produtos a granel, entre grãos, sementes, cereais, chocolate, chás, pimentas, amendoins, sal do himalaia e frutas desidratadas.
Venda de orgânicos: alinhado ao propósito de incentivar uma atitude sustentável, o Pão de Açúcar reconhece, há mais de 20 anos, a importância dos orgânicos para a saúde do consumidor e para a preservação ambiental. A companhia realiza um trabalho pioneiro no grande varejo em orgânicos, oferecendo produtos em diferentes categorias e com espaços próprios para isso em suas lojas. Taeq, marca própria da rede para alimentação saudável, conta com aproximadamente 250 itens orgânicos em linha. A rede também realiza a venda de orgânicos pelo e-commerce e no Minuto Pão de Açúcar, loja de vizinhança da marca.
Eficiência energética: o GPA e a GreenYellow renovaram em 2016 os sistemas de iluminação e refrigeração de 178 supermercados Extra e Pão de Açúcar e 5 centros de distribuição no Rio de Janeiro, em São Paulo e na Região Nordeste. Três ações fazem parte do projeto: a instalação de portas para o fechamento de balcões e ilhas de frio (freezers); a automatização de processos, com novas regulagens, para o ar-condicionado das lojas; e a troca da iluminação por lâmpadas que consomem menos energia. O resultado é uma economia de cerca de 25% no consumo de cada unidade.
Vocês também contam com PEVs para pilhas e baterias e medicamentos. Estes materiais são altamente tóxicos ao meio ambiente, porém poucas pessoas sabem disso e quase não há lugares adequados para o descarte correto. O que falta para que a indústria tome uma atitude em relação a esses resíduos?
Para estes resíduos grande parte da indústria que produz importa e vende já tem criado projetos para coleta e destinação final adequada. O que ajuda é que acordos setoriais específicos já foram assinados para que a gestão destes resíduos aconteça. O GPA, por exemplo, participa da discussão destes acordos setoriais e mantém coletores de pilhas em 100% de suas lojas, bem como uma parceria com a Eurofarma para a coleta de medicamentos vencidos e suas embalagens nas drogarias Extra.
De que forma a indústria de varejo pode atuar para conscientizar e aprimorar a questão do gerenciamento dos resíduos no Brasil?
A reciclagem e destinação correta dos materiais é possível por meio da educação ambiental, comunicação direta com os clientes e cedendo espaço para a indústria através de parcerias. Desta forma é possível fomentar a gestão de resíduos no País e ajudar na construção de uma sociedade mais colaborativa e consciente.
“O GPA e a GreenYellow renovaram os sistemas de iluminação e refrigeração de 178 supermercados e centros de distribuição. O resultado é uma economia de cerca de 25% no consumo de cada unidade”
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