01 de Abril de 2025,10h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), por meio da Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ), organizou no último dia 25 de março na sede da entidade, no Parque Ibirapuera, o curso gratuito Beabá da Reciclagem.
Com foco na educação ambiental e no incentivo ao descarte correto de resíduos, o encontro foi aberto ao público e buscou difundir os conceitos fundamentais da prática, considerada essencial para a construção de um mundo sustentável.
A programação incluiu conteúdos sobre os impactos do lixo no meio ambiente, os tipos de reciclagem existentes, a destinação correta dos resíduos e a valorização do trabalho dos catadores.
O curso também promoveu o entendimento do papel de cada cidadão na construção de um futuro mais limpo e responsável.
Atualmente, segundo dados da ABREMA (Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente), menos de 5% dos materiais são de fato reciclados no país.
Para se ter uma ideia, estimativas da associação indicam que o Brasil perde pelo menos R$ 14 bilhões todos os anos com recicláveis descartados em aterros sanitários, lixões clandestinos ou na natureza.
“Nossa intenção é reverter essa realidade. Nossas aulas buscaram conscientizar os alunos e promover um método mais sustentável para tratar os resíduos’’, explica Gabriela Chabbouh, coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da capital.
Projeto usa inteligência artificil para restaurar áreas degradadas da Mata Atlântica
Alta nos preços desafia objetivos de sustentabilidade da empresa
Encontro com Ministério da Fazenda debate integração de catadores ao sistema de emissões
Cidadão pode acionar canais oficiais e a subprefeitura da região para combater a prática