01 de Abril de 2025,10h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), por meio da Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ), organizou no último dia 25 de março na sede da entidade, no Parque Ibirapuera, o curso gratuito Beabá da Reciclagem.
Com foco na educação ambiental e no incentivo ao descarte correto de resíduos, o encontro foi aberto ao público e buscou difundir os conceitos fundamentais da prática, considerada essencial para a construção de um mundo sustentável.
A programação incluiu conteúdos sobre os impactos do lixo no meio ambiente, os tipos de reciclagem existentes, a destinação correta dos resíduos e a valorização do trabalho dos catadores.
O curso também promoveu o entendimento do papel de cada cidadão na construção de um futuro mais limpo e responsável.
Atualmente, segundo dados da ABREMA (Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente), menos de 5% dos materiais são de fato reciclados no país.
Para se ter uma ideia, estimativas da associação indicam que o Brasil perde pelo menos R$ 14 bilhões todos os anos com recicláveis descartados em aterros sanitários, lixões clandestinos ou na natureza.
“Nossa intenção é reverter essa realidade. Nossas aulas buscaram conscientizar os alunos e promover um método mais sustentável para tratar os resíduos’’, explica Gabriela Chabbouh, coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da capital.
Aparelho é lixo eletrônico e não deve ser colocado no saco de recicláveis comuns
Cooperativas de SP enfrentam dificuldades para armazenar e vender o material
Projeto oferece reembolso automático e promete zerar uso de descartáveis ainda neste ano
Campanha global propõe reflexão sobre impacto do lixo plástico nos ecossistemas