Descarte Correto de Entulhos - Recicla Sampa
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Foto: Recicla Sampa
Compartilhar - WhatsApp Compartilhar - Facebook Compartilhar - Twitter Compartilhar - Linkedin

Descarte Correto de Entulhos

14 de Dezembro de 2018,11h13

Todo lixo gerado pelas atividades de construção civil e/ou reformas, conhecido por nós como entulhos, são chamados de Resíduos de Construção Civil (RCC) e possuem um tipo de descarte específico. Na cidade de São Paulo, a lei não permite que esse material seja deixado em vias ou logradouros públicos quando pesar igual ou mais de 50 quilos. Caso isso aconteça, o infrator corre o risco de arcar com uma multa que pode custar mais de 15 mil reais. Portanto, se você está reformando a sua casa ou realizando uma obra em um local, é de sua responsabilidade a remoção e a destinação correta do entulho.

Foto1
Restos de construção. Foto: Recicla Sampa

Como embalar

Para descartar entulho é importante ficar atento aos objetos cortantes e pontiagudos, evitando cortes e machucados dos coletores e dos funcionários dos Ecopontos. No caso de pregos e parafusos, o ideal é colocá-los em uma garrafa pet com tampa. Você também pode embalar azulejos quebrados e outros objetos com risco de cortes em papelão ou folhas de jornal.

Onde descartar

Você pode encaminhar o seu entulho de duas maneiras: contratando uma transportadora privada para recolher o material ou levá-lo até o Ecoponto mais próximo de sua casa, um serviço público gratuito. No caso da contratação de uma empresa, você deve se certificar de que elas estejam cadastradas na Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb) para ter a segurança de que os materiais terão o descarte final adequado. Confira a lista das empresas cadastradas.

Foto1
Foto: Recicla Sampa

O que são Ecopontos?

Os Ecopontos são locais que recebem gratuitamente resíduos de construção civil de até 1 m³, como por exemplo, azulejos, latas de tinta, tijolos, madeiras, e outros grandes objetos como móveis, colchões, armários, entre outros. Esses locais também recebem resíduos recicláveis como os papelões, vidros, alumínio, entre outros. Lá, você pode despejar o material em caçambas distintas para cada tipo de resíduo.

A criação dos Ecopontos é uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo que tem como objetivo facilitar a vida do morador da cidade a deseja depositar seu entulho corretamente e incentivar a reciclagem desses materiais evitando problemas ambientais para a cidade e para a população. 

Tenho uma construtora

De acordo com o Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA), as construtoras devem apresentar à Prefeitura seus programas de gestão de resíduos no processo de licenciamento das obras.

Tão bom quanto renovar o lar é cuidar da sua cidade, não deixar o lixo na rua e ainda contribuir para a reciclagem dos materiais! 

Ícone - Carta

Receba nosso conteúdo


Últimas

Notícias

Com alta reciclabilidade, cobre é um resíduo valioso

Furto de cabos de semáforos na cidade de SP subiu 47% no primeiro semestre de 2022

03/08/2022
Notícias

Saiba como descartar o lixo de forma correta

É muito fácil separar os diferentes tipos de resíduos e começar a reciclar

02/08/2022
Notícias

Comissão da Câmara debate reciclagem de carros velhos no Brasil

Apenas 1,5% do carros velhos são reciclados no país; na Europa, índice chega a 85%

01/08/2022
Notícias

Maior parte do plástico de delivery não é reciclada, revela estudo

Dados inéditos indicam aumento de 46% de plástico enviado nos pedidos

29/07/2022