Recicla Sampa - Descarte impróprio de lixo é o grande inimigo das praias no verão
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Descarte impróprio de lixo é o grande inimigo das praias no verão

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Detritos jogados indevidamente no mar prejudicam não somente os animais, mas reduzem também a balneabilidade. Foto: Freepik

Nas férias de verão, nada melhor do que aproveitar as belas praias brasileiras. O problema é que a grande quantidade de turistas acarreta um aumento importante na geração de resíduos e, portanto, na poluição de centenas de paraísos naturais.

De acordo com um levantamento divulgado pelo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IO-USP), cerca de 95% do lixo encontrado nas praias brasileiras contêm elementos plásticos. Estima-se que cerca de 80% deles tenham origem terrestre.

O descarte inadequado de lixo nos mares gera prejuízos ao desenvolvimento das espécies marinhas. “Muitos animais se enroscam e ficam feridos ao terem contato com esse tipo de material, mas o problema principal é a ingestão do plástico, que é tóxico e não é um elemento natural do trato digestivo”, declarou o presidente do conselho da Associação MarBrasil, Ariel Scheffer ao site BoqNews.

Segundo Scheffer, aproximadamente 260 espécies marinhas estão ameaçadas de extinção devido à contaminação dos mares, principalmente por plástico, e salienta que aves marinhas e tartarugas são as mais afetadas pelo lixo, por confundirem os resíduos com alimentos de sua cadeia alimentar.

Vale ressaltar que detritos jogados indevidamente no mar prejudicam não somente os animais, mas reduzem também a chamada balneabilidade, ou seja, o índice que aponta se a água é apropriada para recreação. Economicamente, a poluição dos mares pode prejudicar ainda as atividades pesqueiras e aumentar os gastos dos municípios com as limpezas das praias.

Fontes: BoqNews, Instituto Oceanográfico da USP

Texto produzido em 05/02/2019


Últimas

Notícias

Ruanda é referência mundial na proibição do plástico descartável

País africano baniu sacolas em 2008 e ampliou a restrição para itens de uso único em 2019

15/09/2025
Notícias

Alunos do Arquidiocesano promovem drive thru de lixo eletrônico

Ação representa um dos frutos mais expressivos da jornada pedagógica vivida pela turma

12/09/2025
Notícias

Governo prepara decreto para impulsionar reciclagem de plástico no Brasil

Vice-presidente anunciou medida durante entrega de caminhões a cooperativas do DF

10/09/2025
Notícias

Conheça o impacto positivo da reciclagem nas emissões de carbono

Uma tonelada de resíduos evita a emissão de duas toneladas de gases na atmosfera

08/09/2025