Recicla Sampa - Dia Mundial dos Catadores de Lixo Reciclável celebra luta da categoria
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Dia Mundial dos Catadores de Lixo Reciclável celebra luta da categoria

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Data promove reflexão sobre responsabilidade coletiva de melhorar condições dos profissionais do setor. Foto: @role_sp

No dia 1 de março de 1992, uma tragédia abalou a comunidade internacional e colocou em evidência a vulnerabilidade dos catadores de lixo reciclável.

No campus da Universidade Livre de Ottawa, Canadá, onze catadores foram brutalmente assassinados por uma rede de traficantes de órgãos.

Esse ato bárbaro não apenas chocou o mundo pela sua crueldade, mas também lançou luz sobre as precárias condições de trabalho enfrentadas por esses trabalhadores, fundamentais para o bom funcionamento das cidades e para a sustentabilidade ambiental do planeta.

Em resposta a esse acontecimento devastador e com objetivo de honrar a memória das vítimas, foi instituído pela ONU e pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) o Dia Mundial dos Catadores de Materiais Recicláveis.

Atualmente, a data serve como um lembrete das contribuições significativas dos catadores para a sociedade e o meio ambiente, além de destacar a urgente necessidade de melhorar suas condições de trabalho e garantir seus direitos.

Durante as celebrações, ONGs, entidades ambientais e governos locais promovem eventos, workshops e campanhas de conscientização para destacar a importância da inclusão social e econômica desses trabalhadores, bem como para reivindicar políticas públicas que ofereçam proteção, segurança e justiça social a eles.

Por meio de ações concretas e políticas efetivas, busca-se não apenas prestar homenagem às vítimas do trágico evento de 1992, mas também promover um futuro mais justo e sustentável para todos os catadores de materiais recicláveis ao redor do globo.

Neste dia, somos todos convidados a refletir sobre o impacto de nossas ações no planeta e na vida daqueles que trabalham diariamente para torná-lo um lugar melhor.

O Dia Mundial dos Catadores de Materiais Recicláveis nos lembra da responsabilidade coletiva de proteger e melhorar as condições de vida desses trabalhadores, imprescindíveis para a construção do futuro que queremos para as próximas gerações.


Últimas

Notícias

O papel da Economia Circular na sustentabilidade do planeta

Entenda a importância da transição para novos modelos de produção e consumo

12/04/2024
Dicas de Reciclagem

Cotonetes de plástico não são reciclados no Brasil

Conheça opções de hastes plásticas sustentáveis a preços acessíveis

11/04/2024
Notícias

Construção de casas sustentáveis cresce no Brasil

Número de residenciais verdes no país cresceu 40% entre 2022 e 2023

10/04/2024
Notícias

InfluenceMap revela quem são os grandes poluidores do mundo

Relatório aponta para 57 organizações dos setores de combustíveis fósseis e cimento

09/04/2024