Recicla Sampa - E-book da USP ensina como reaproveitar podas de árvores
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

E-book da USP ensina como reaproveitar podas de árvores

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Capital paulista gera cerca de 4 mil toneladas deste tipo de resíduo por mês. Foto: Vladimir Trynkalo / shutterstock.com

Produzido em parceria entre o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (FAU), um e-book disponível para baixar gratuitamente ensina como reaproveitar podas de árvores.

A publicação traz reflexões de pesquisadores e professores sobre o tema e apresenta opções para superar os desafios relacionados à gestão de resíduos de poda, auxiliando gestores da arborização urbana em diversas escalas.

O e-book apresenta também uma série de exemplos de reaproveitamento de resíduos levantados durante a sua execução, com informações das espécies de árvores em fichas técnicas, um resumo de suas características e usos potenciais.

“O e-book foi concebido como um passo a passo para possibilitar o reaproveitamento dos resíduos de poda e mostra que é preciso primeiramente conhecer minimamente as árvores da área de interesse, que pode ser a arborização de um município, de um bairro, de um parque, de um condomínio ou de outro território definido”, explica a pesquisadora e gerente do projeto no IPT, Caroline Almeida Souza.

Os números levantados no trabalho são expressivos e corroboram a importância da destinação correta dos resíduos: a Prefeitura de São Paulo estima recolher de 3,5 a 4 mil toneladas de resíduos da poda de árvores por mês. Ou seja, o volume anual pode chegar perto de 50 mil toneladas de galhos e troncos.

“Esperamos que a publicação colabore para lembrar que o resíduo gerado pelas podas urbanas deve ser reconhecido como material nobre e de grande importância, podendo ter um uso adequado, fechando um ciclo mais sustentável e evitando o aterro sanitário como destino final”, completa a pesquisadora da Seção de Planejamento Territorial, Recursos Hídricos, Saneamento e Florestas do IPT, Giuliana Del Nero Velasco.

Clique aqui e faça o download do guia: Resíduo de poda urbana: como reaproveitar?


Últimas

Dicas de Reciclagem

Brasil produz 2,4 milhões de toneladas de eletrolixo por ano

Entenda o que é saiba onde descartar lixo eletrônico na cidade de São Paulo

18/06/2024
Notícias

São Paulo lança programa para melhorar gestão de resíduos

Projeto busca modernizar infraestrutura de tratamento e destinação do lixo no estado

17/06/2024
Notícias

Brasil reciclou seis mil toneladas de latas de alumínio desde 1990

Circularidade do material gera emprego e renda para 800 mil catadores de lixo reciclável

14/06/2024
Notícias

Governo Federal anuncia investimentos em cooperativas de reciclagem no Brasil

Liberação de R$ 8 milhões vai beneficiar mais de 15 entidades e associações do setor

13/06/2024