13 de Fevereiro de 2023,18h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Produzido em parceria entre o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (FAU), um e-book disponível para baixar gratuitamente ensina como reaproveitar podas de árvores.
A publicação traz reflexões de pesquisadores e professores sobre o tema e apresenta opções para superar os desafios relacionados à gestão de resíduos de poda, auxiliando gestores da arborização urbana em diversas escalas.
O e-book apresenta também uma série de exemplos de reaproveitamento de resíduos levantados durante a sua execução, com informações das espécies de árvores em fichas técnicas, um resumo de suas características e usos potenciais.
“O e-book foi concebido como um passo a passo para possibilitar o reaproveitamento dos resíduos de poda e mostra que é preciso primeiramente conhecer minimamente as árvores da área de interesse, que pode ser a arborização de um município, de um bairro, de um parque, de um condomínio ou de outro território definido”, explica a pesquisadora e gerente do projeto no IPT, Caroline Almeida Souza.
Os números levantados no trabalho são expressivos e corroboram a importância da destinação correta dos resíduos: a Prefeitura de São Paulo estima recolher de 3,5 a 4 mil toneladas de resíduos da poda de árvores por mês. Ou seja, o volume anual pode chegar perto de 50 mil toneladas de galhos e troncos.
“Esperamos que a publicação colabore para lembrar que o resíduo gerado pelas podas urbanas deve ser reconhecido como material nobre e de grande importância, podendo ter um uso adequado, fechando um ciclo mais sustentável e evitando o aterro sanitário como destino final”, completa a pesquisadora da Seção de Planejamento Territorial, Recursos Hídricos, Saneamento e Florestas do IPT, Giuliana Del Nero Velasco.
Clique aqui e faça o download do guia: Resíduo de poda urbana: como reaproveitar?
Nova medida prevê aumento de impostos e proibição de publicidade no país
Educação ambiental e políticas públicas transformaram país em referência no mundo
Brasil se abstém de assinar proposta liderada pela França em Conferência da ONU
Programas de logística reversa foram suspensos por decisão dos patrocinadores