13 de Fevereiro de 2023,18h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Produzido em parceria entre o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (FAU), um e-book disponível para baixar gratuitamente ensina como reaproveitar podas de árvores.
A publicação traz reflexões de pesquisadores e professores sobre o tema e apresenta opções para superar os desafios relacionados à gestão de resíduos de poda, auxiliando gestores da arborização urbana em diversas escalas.
O e-book apresenta também uma série de exemplos de reaproveitamento de resíduos levantados durante a sua execução, com informações das espécies de árvores em fichas técnicas, um resumo de suas características e usos potenciais.
“O e-book foi concebido como um passo a passo para possibilitar o reaproveitamento dos resíduos de poda e mostra que é preciso primeiramente conhecer minimamente as árvores da área de interesse, que pode ser a arborização de um município, de um bairro, de um parque, de um condomínio ou de outro território definido”, explica a pesquisadora e gerente do projeto no IPT, Caroline Almeida Souza.
Os números levantados no trabalho são expressivos e corroboram a importância da destinação correta dos resíduos: a Prefeitura de São Paulo estima recolher de 3,5 a 4 mil toneladas de resíduos da poda de árvores por mês. Ou seja, o volume anual pode chegar perto de 50 mil toneladas de galhos e troncos.
“Esperamos que a publicação colabore para lembrar que o resíduo gerado pelas podas urbanas deve ser reconhecido como material nobre e de grande importância, podendo ter um uso adequado, fechando um ciclo mais sustentável e evitando o aterro sanitário como destino final”, completa a pesquisadora da Seção de Planejamento Territorial, Recursos Hídricos, Saneamento e Florestas do IPT, Giuliana Del Nero Velasco.
Clique aqui e faça o download do guia: Resíduo de poda urbana: como reaproveitar?
Iniciativa busca conscientizar crianças sobre gestão adequada deste tipo de resíduo
Descarte é gratuito e serão aceitos itens de todos os tamanhos, exceto pilhas e lâmpadas
Ações buscam promover Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias, celebrado em 20 de setembro
Setembro de Segunda Mão apresenta alternativas para reduzir impacto da indústria têxtil