Recicla Sampa - É possível transformar restos de tecidos em um jardim vertical
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

É possível transformar restos de tecidos em um jardim vertical

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Calças jeans são ótimas. Foto: Lifestyle Graphic / Shutterstock.com

Usar a imaginação e encontrar uma nova função para um resíduo que teria como destino um aterro sanitário é fundamental para a construção de um mundo sustentável, onde as pessoas assumem a responsabilidade pelo lixo que geram.

E foi exatamente isso que o pessoal do Movimento Floresta Urbana fez ao idealizar, em parceria com uma grande fabricante de roupas, o projeto Painel Verde, instalado na famosa rua Oscar Freire, zona oeste da capital de SP.

A iniciativa reaproveitou calças jeans velhas ou que não passaram pelo controle de qualidade nas fábricas para a construção de um jardim vertical de plantas ornamentais.

O sistema, fixado na fachada da Fundação Oncocentro de São Paulo (FOSP), ainda conta com uma bomba e um painel solar para a captação da água da chuva.

E a boa notícia é que qualquer um pode fazer o mesmo esquema na sua casa ou no seu condomínio.

Basta cortar as calças em alguns pedaços e costurar “grandes bolsos”. E não necessariamente precisam ser jeans. Outros resíduos têxteis também servem. Aí é só colocar no painel, transplantar as mudas e esperar crescer.

Em função da baixa capacidade de retenção de água, a dica é procurar espécies de plantas que suportam bem a seca e não precisam de regas diárias e constantes.

O resultado final é um jardim vertical muito bonito e que ainda reutiliza resíduos têxteis para ser construído, que são um problemão para o meio ambiente.

A indústria da moda é responsável por cerca de 8% da emissão de gases do efeito estufa, de acordo com parecer das Nações Unidas, atrás apenas das indústrias de petróleo e gás.

No Brasil, são geradas aproximadamente 170 mil toneladas de resíduos têxteis todos os anos e apenas 20% são reciclados. O resto, 135 mil toneladas, acaba nos aterros sanitários ou no meio ambiente.

Texto produzido em 04/03/2022


Últimas

Notícias

Colégio de SP vence prêmio nacional Lixo Zero 2025

Projeto SustentArqui impulsiona educação ambiental com ações socioambientais e reciclagem

12/12/2025
Notícias

Embalagem de margarina gigante estimula reciclagem em São Paulo

Objetivo é ampliar a conscientização e estimular hábitos sustentáveis nas grandes cidades

10/12/2025
Notícias

USP cria método para remover resíduos plásticos da água

Projeto alcança 92% de remoção de toxinas e busca segurança hídrica urbana

08/12/2025
Notícias

Cooperativa Crescer instala novo sistema elevado de triagem

Infraestrutura amplia eficiência na coleta, impulsiona ganhos ambientais e sociais

05/12/2025