06 de Agosto de 2024,13h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
A reciclabilidade de um material refere-se à sua capacidade técnica e econômica de ser coletado, processado e transformado em um novo produto, sem perda significativa de qualidade.
No entanto, apesar de praticamente todos os tipos de materiais serem recicláveis em teoria, nem todos são aceitos pelos sistemas de coleta e reciclagem no Brasil.
Em resumo, fatores como a infraestrutura disponível, a demanda pelos diferentes tipos de materiais e o custo-benefício dos processos de reaproveitamento influenciam se um resíduo será efetivamente reciclado ou se vai acabar nos aterros sanitários.
E nós aqui no Recicla Sampa sabemos bem que essa divergência entre o que é teoricamente reciclável e o que de fato é reciclado gera muitas dúvidas entre os consumidores.
Ou seja, é comum as pessoas nos perguntarem se estão descartando os resíduos da forma correta e se esses materiais realmente terão uma segunda vida.
Por isso, nesta reportagem, apresentamos uma lista com as principais dúvidas sobre o que é de fato reciclável atualmente e o que, infelizmente, acaba nos aterros.
Plástico Bolha / Saquinhos de Supermercado / Embalagem Margarina / Vidros de Esmalte / Cápsulas de Café / Lata de Aerossol / Copo de Requeijão / Embalagem Tetrapak / Chinelos
Porcelana / Espelho / Cerâmica / Sachês / Fita Adesiva / Luva de Látex / PET Âmbar / Embalagem Salgadinho e Bolacha / EVA
Atenção! Se você quiser entender melhor sobre a reciclabilidade de cada um dos resíduos citados acima, basta ir até a nossa área de buscas e digitar o nome do material.
Descarte irregular de resíduos coloca em risco saúde pública e meio ambiente
Mais de 140 países já adotaram leis para reduzir impacto dos itens descartáveis
Município recicla 87% dos resíduos e se torna referência global em sustentabilidade
Projeto opera plataforma que liga coletores, recicladores, organizações e consumidores