Recicla Sampa - Ecobarreiras se espalham pelo Brasil e ajudam a salvar os rios
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Ecobarreiras se espalham pelo Brasil e ajudam a salvar os rios

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Ecobarreira de Diego Saldanha

Em meados de 2019, o vendedor Diego Saldanha chamou atenção dos principais portais de notícias do país e viralizou nas redes sociais ao criar uma ecobarreira caseira e retirar muito lixo do rio Atuba, localizado na região metropolitana de Curitiba (PR).

Morador do bairro Jardins das Flores desde criança, o paranaense não se conformou em ver o rio onde cresceu brincando cada vez mais sujo e decidiu agir. Depois de pesquisar na internet se havia alguma solução, fez uma primeira experiência que não deu muito certo.

Mas ele não se deu por vencido e investiu cerca de R$ 1 mil em um projeto com galões maiores e redes mais robustas. Foi o suficiente para impedir que o lixo reciclável e os resíduos em geral seguissem o curso do rio, que termina nas cataratas do Iguaçu.

"A cada ano, as águas ficavam cada vez mais sujas e não havia mais peixes. O rio era limpo quando eu era criança, mas depois começou a ficar muito poluído", contou Diego à BBC News Brasil. Ele afirma já ter retirado mais de três toneladas de lixo reciclável e de rejeitos das águas do Atuba.

Desde então, sua iniciativa virou uma referência e vem se espalhando por várias regiões do país que sofrem com o mesmo problema: a falta de consciência ambiental e de respeito pelo meio ambiente dos governos, das empresas e das pessoas.

Ecobarreiras

As Ecobarreiras são feitas com galões, cordas e redes, amarradas de ponta a ponta. Assim, conseguem segurar o lixo “pesado” descartado nas águas e levados pelas correntezas.

Em algumas regiões, dependendo de sua localidade, as barreiras impedem também que toda essa quantidade de lixo avance para o mar, com destaque para os resíduos plásticos, campeões da poluição oceânica.

“O mais interessante é que, conversando com os líderes desses projetos, foi observado que a ação não mudou apenas o meio ambiente, mas a atitudes das pessoas da região que, ao se depararem com as barreiras e o lixo retido, perceberam o quão negativo pode ser o descarte de resíduos nos rios e em suas respectivas margens”, informa o repórter Marcelos Telles, do portal FishTV.

Texto produzido em 24/12/2021


Últimas

Notícias

Dia Mundial dos Catadores de Lixo Reciclável celebra luta da categoria

Data promove reflexão sobre responsabilidade coletiva em dar dignidade aos trabalhadores

01/03/2024
Notícias

Cidades do futuro e os caminhos para um mundo sustentável

Demandas apontam para harmonia entre desenvolvimento urbano e preservação ambiental

29/02/2024
Notícias

Projeto de lei quer celulares com baterias removíveis e substituíveis

Regra evitaria que milhões de aparelhos sejam inutilizados e descartados precocemente

28/02/2024
Dicas de Reciclagem

Como a reciclagem do lixo ajuda o meio ambiente

Entenda por que separar corretamente o lixo reciclável contribui para um mundo sustentável

27/02/2024