21 de Outubro de 2024,11h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
A Confederação Nacional da Indústria (CNI), com o apoio da FIRJAN e FIESP, lançou na última terça-feira (15) o guia "Economia Circular na Prática: Guia de Implementação Segundo a Série ABNT NBR ISO 59000".
De acordo com as entidades, o objetivo é ajudar as empresas a adotarem práticas de Economia Circular.
O documento oferece orientações para definir metas, implementar ações, monitorar o desempenho circular e assim oferecer metodologias de coleta de dados e avaliação de resultados.
A iniciativa inclui os esforços da Estratégia Nacional de Economia Circular (Enec), que integra a Nova Indústria Brasil (NIB), política industrial do governo.
O foco é a transição para um modelo de produção que reduz o uso de recursos, minimiza impactos ambientais, promove a reutilização de materiais e a inovação.
Vale destacar que a CNI, junto à FIESP e FIRJAN, liderou a participação brasileira no Comitê Técnico da ISO, internalizando conceitos que agora influenciam as políticas públicas no país.
A confederação também lançou a ferramenta "Rota de Maturidade", que permite uma autoavaliação das empresas sobre seu nível de adoção de práticas circulares, além de receberem recomendações personalizadas.
Presidente da CNI, Ricardo Alban pontua que a Economia Circular tem se estabelecido como uma das principais estratégias empresariais para enfrentar os desafios ambientais.
“Ao revisar e aperfeiçoar a forma como extraímos, transformamos, usamos e descartamos recursos naturais e produtos, as empresas podem se tornar mais eficientes, competitivas e sustentáveis”, opina Alban.
Cidade coleta mais de mil toneladas de resíduos orgânicos em uma semana
Estudo estima que Brasil perde até um milhão de vagas ao desperdiçar materiais
Transação pioneira marca avanço inédito no setor de economia circular do país
Projeto busca ampliar produtividade e renda dos profissionais do setor