21 de Outubro de 2024,11h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
A Confederação Nacional da Indústria (CNI), com o apoio da FIRJAN e FIESP, lançou na última terça-feira (15) o guia "Economia Circular na Prática: Guia de Implementação Segundo a Série ABNT NBR ISO 59000".
De acordo com as entidades, o objetivo é ajudar as empresas a adotarem práticas de Economia Circular.
O documento oferece orientações para definir metas, implementar ações, monitorar o desempenho circular e assim oferecer metodologias de coleta de dados e avaliação de resultados.
A iniciativa inclui os esforços da Estratégia Nacional de Economia Circular (Enec), que integra a Nova Indústria Brasil (NIB), política industrial do governo.
O foco é a transição para um modelo de produção que reduz o uso de recursos, minimiza impactos ambientais, promove a reutilização de materiais e a inovação.
Vale destacar que a CNI, junto à FIESP e FIRJAN, liderou a participação brasileira no Comitê Técnico da ISO, internalizando conceitos que agora influenciam as políticas públicas no país.
A confederação também lançou a ferramenta "Rota de Maturidade", que permite uma autoavaliação das empresas sobre seu nível de adoção de práticas circulares, além de receberem recomendações personalizadas.
Presidente da CNI, Ricardo Alban pontua que a Economia Circular tem se estabelecido como uma das principais estratégias empresariais para enfrentar os desafios ambientais.
“Ao revisar e aperfeiçoar a forma como extraímos, transformamos, usamos e descartamos recursos naturais e produtos, as empresas podem se tornar mais eficientes, competitivas e sustentáveis”, opina Alban.
Conversamos com as cooperativas de reciclagem e organizamos uma lista de orientações
Saiba como é possível separar o lixo reciclável mesmo sem um sistema municipal estruturado
Iniciativa da Green Mining troca materiais recicláveis por remuneração justa
Programa Recicla Cash ainda será avaliado por diferentes comissões do Senado