02 de Junho de 2021,10h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
A Ybyrá é uma empresa brasileira que integra a preservação da biodiversidade e a ciência com a gestão e o tratamento de resíduos orgânicos para desenvolver uma tecnologia agroecológica e biomimética na produção de pratos e embalagens ecológicas.
Fabricados com folhas encontradas no chão, os produtos são 100% orgânicos, compostáveis (servem de cobertura para a composteira) e reutilizáveis. Os processos não contêm aditivos químicos e garantem alta qualidade e durabilidade aos itens.
Laváveis e reutilizáveis, as peças foram idealizadas por uma equipe interdisciplinar e experiente. Toda a cadeia de produção prioriza o ser humano, gera trabalho, renda e desenvolvimento socioambiental para comunidades vulneráveis.
Biomimética
Em resumo, biomimética é uma ciência relativamente nova que busca aprender como a natureza e os seres vivos vivem e se adaptam para transformar essa compreensão em soluções práticas para a vida moderna.
A técnica começou a ser implantada de modo sistemático no mundo nos anos 1990. Num primeiro momento, o foco foi em eficiência energética. Um bom exemplo são edifícios no Zimbábue e na Austrália inspirados na circulação de ar dos cupinzeiros. Outro exemplo é o princípio das nadadeiras das baleias, aplicado à geração de energia eólica.
Seus idealizadores afirmam que ela tem como princípio utilizar a natureza como exemplo e fonte de inspiração, não de apropriação como na biologia sintética, que estende ou modifica o comportamento dos organismos. A natureza deve ser consultada, não domesticada, reforçando a ideia da sustentabilidade.
No Brasil, já existem muitos cursos de imersão na Amazônia e no Cerrado concentrados na inovação de materiais, assim como o surgimento de consultores e startups no setor.
Em 2018, a Nucleário tornou-se a primeira empresa brasileira a ganhar um prêmio concedido pelo Biomimicry Institute, graças à sua tecnologia para proteção de árvores em projetos de reflorestamento com base em princípios das sementes aladas e das bromélias.
“Visto que os organismos vivos possuem sistemas funcionais amplamente desenvolvidos pela evolução, tem-se estudado a capacidade de inovação científica e tecnológica em diversas dimensões baseadas na observação da natureza e, posteriormente, inspiração para novos dispositivos, matérias ou sistemas não biológicos”, explica o site da Ybyrá.
Conheça a história e os produtos da Ybyrá.
Texto Produzido em 2/6/2021
Projeto resgata peças de marcas renomadas e oferece gratuitamente aos consumidores
Novos veículos de coleta vão deixar de consumir 65 mil litros de óleo diesel por mês
Inscrições para o edital Tudo na Circularidade devem ser feitas dia 5 de maio
Iniciativa busca incentivar coleta seletiva, destinação correta e reciclagem no Brasil