Recicla Sampa - Empresa brasileira transforma folhas caídas em utensílios domésticos
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Empresa brasileira transforma folhas caídas em utensílios domésticos

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Produtos ecológicos da Ybyrá. Foto: Ybyrá

A Ybyrá é uma empresa brasileira que integra a preservação da biodiversidade e a ciência com a gestão e o tratamento de resíduos orgânicos para desenvolver uma tecnologia agroecológica e biomimética na produção de pratos e embalagens ecológicas.

Fabricados com folhas encontradas no chão, os produtos são 100% orgânicos, compostáveis (servem de cobertura para a composteira) e reutilizáveis. Os processos não contêm aditivos químicos e garantem alta qualidade e durabilidade aos itens.

Laváveis e reutilizáveis, as peças foram idealizadas por uma equipe interdisciplinar e experiente. Toda a cadeia de produção prioriza o ser humano, gera trabalho, renda e desenvolvimento socioambiental para comunidades vulneráveis.

Biomimética

Em resumo, biomimética é uma ciência relativamente nova que busca aprender como a natureza e os seres vivos vivem e se adaptam para transformar essa compreensão em soluções práticas para a vida moderna.

A técnica começou a ser implantada de modo sistemático no mundo nos anos 1990. Num primeiro momento, o foco foi em eficiência energética. Um bom exemplo são edifícios no Zimbábue e na Austrália inspirados na circulação de ar dos cupinzeiros. Outro exemplo é o princípio das nadadeiras das baleias, aplicado à geração de energia eólica.

Seus idealizadores afirmam que ela tem como princípio utilizar a natureza como exemplo e fonte de inspiração, não de apropriação como na biologia sintética, que estende ou modifica o comportamento dos organismos. A natureza deve ser consultada, não domesticada, reforçando a ideia da sustentabilidade.

No Brasil, já existem muitos cursos de imersão na Amazônia e no Cerrado concentrados na inovação de materiais, assim como o surgimento de consultores e startups no setor.

Em 2018, a Nucleário tornou-se a primeira empresa brasileira a ganhar um prêmio concedido pelo Biomimicry Institute, graças à sua tecnologia para proteção de árvores em projetos de reflorestamento com base em princípios das sementes aladas e das bromélias.

“Visto que os organismos vivos possuem sistemas funcionais amplamente desenvolvidos pela evolução, tem-se estudado a capacidade de inovação científica e tecnológica em diversas dimensões baseadas na observação da natureza e, posteriormente, inspiração para novos dispositivos, matérias ou sistemas não biológicos”, explica o site da Ybyrá.

Conheça a história e os produtos da Ybyrá.   

Texto Produzido em 2/6/2021


Últimas

Notícias

Presidente Lula assina lei de incentivo à reciclagem no Brasil

Objetivo é reduzir custos operacionais e dinamizar cadeia produtiva do setor

15/07/2024
Notícias

Julho Sem Plástico é um convite para a reflexão

Ideia surgiu para desafiar pessoas a reduzirem consumo de plásticos descartáveis

12/07/2024
Dicas de Reciclagem

Lojas Melissa têm pontos de coleta de calçados da marca

Iniciativa de sustentabilidade garante destinação adequada aos chinelos e sandálias

11/07/2024
Notícias

Queda nos preços impacta negativamente reciclagem de papel

Crise é reflexo do aumento do uso de matéria-prima virgem pela indústria

10/07/2024