02 de Junho de 2021,10h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
A Ybyrá é uma empresa brasileira que integra a preservação da biodiversidade e a ciência com a gestão e o tratamento de resíduos orgânicos para desenvolver uma tecnologia agroecológica e biomimética na produção de pratos e embalagens ecológicas.
Fabricados com folhas encontradas no chão, os produtos são 100% orgânicos, compostáveis (servem de cobertura para a composteira) e reutilizáveis. Os processos não contêm aditivos químicos e garantem alta qualidade e durabilidade aos itens.
Laváveis e reutilizáveis, as peças foram idealizadas por uma equipe interdisciplinar e experiente. Toda a cadeia de produção prioriza o ser humano, gera trabalho, renda e desenvolvimento socioambiental para comunidades vulneráveis.
Biomimética
Em resumo, biomimética é uma ciência relativamente nova que busca aprender como a natureza e os seres vivos vivem e se adaptam para transformar essa compreensão em soluções práticas para a vida moderna.
A técnica começou a ser implantada de modo sistemático no mundo nos anos 1990. Num primeiro momento, o foco foi em eficiência energética. Um bom exemplo são edifícios no Zimbábue e na Austrália inspirados na circulação de ar dos cupinzeiros. Outro exemplo é o princípio das nadadeiras das baleias, aplicado à geração de energia eólica.
Seus idealizadores afirmam que ela tem como princípio utilizar a natureza como exemplo e fonte de inspiração, não de apropriação como na biologia sintética, que estende ou modifica o comportamento dos organismos. A natureza deve ser consultada, não domesticada, reforçando a ideia da sustentabilidade.
No Brasil, já existem muitos cursos de imersão na Amazônia e no Cerrado concentrados na inovação de materiais, assim como o surgimento de consultores e startups no setor.
Em 2018, a Nucleário tornou-se a primeira empresa brasileira a ganhar um prêmio concedido pelo Biomimicry Institute, graças à sua tecnologia para proteção de árvores em projetos de reflorestamento com base em princípios das sementes aladas e das bromélias.
“Visto que os organismos vivos possuem sistemas funcionais amplamente desenvolvidos pela evolução, tem-se estudado a capacidade de inovação científica e tecnológica em diversas dimensões baseadas na observação da natureza e, posteriormente, inspiração para novos dispositivos, matérias ou sistemas não biológicos”, explica o site da Ybyrá.
Conheça a história e os produtos da Ybyrá.
Texto Produzido em 2/6/2021
Projeto usa inteligência artificil para restaurar áreas degradadas da Mata Atlântica
Alta nos preços desafia objetivos de sustentabilidade da empresa
Encontro com Ministério da Fazenda debate integração de catadores ao sistema de emissões
Cidadão pode acionar canais oficiais e a subprefeitura da região para combater a prática