26 de Novembro de 2019,14h30
Veja outros artigos relacionados a seguir
Já imaginou ganhar uma plantinha ao descartar cartões de visitas, convites de casamento, envelopes, caixas ou folders? Uma marca brasileira tornou essa ideia realidade ao desenvolver um papel reciclável e ecológico que, após ser utilizado, pode ser replantado como semente ao invés de descartado no lixo.
O produto, 100% biodegradável, é confeccionado de aparas coletadas por cooperativas certificadas de catadores de papel e sementes de flores, hortaliças e temperos são adicionados ao processo de confecção. Após o uso, é possível que a folha seja picada, molhada e plantada na terra e, em aproximadamente 20 dias, as mudas começam a aparecer.
A Papel Semente, empresa responsável pela invenção e comercialização do material desde 2009, disponibiliza várias opções de tamanhos e formatos das folhas. É possível criar flyers, folders, embalagens, etiquetas, bloquinhos de anotações, convites de casamento, caixas de sabonetes, envelopes, entre outros produtos.
Coca-Cola, Renner, Nextel e Bradesco são alguns dos clientes que já aderiram à iniciativa sustentável. Além disso, a empresa, com sede em Guaxindiba, São Gonçalo (RJ), já exporta os papeis ecológicos para Angola, Portugal, Alemanha e Suíça. Em 2019, pretende lançar um e-commerce na Europa, com base em Paris.
“Quero que meu filho e netos vivam em um mundo mais justo e sustentável. O caminho para isso é a inovação social. É criar negócios de impacto. Aqui na Papel Semente empregamos a comunidade local e incluímos os catadores da cooperativa da região em nossa cadeia de valor: são nossos fornecedores”, disse Andrea Carvalho, uma das fundadoras da empresa em entrevista ao portal da Fiesp.
Fontes: Portal Fiesp ,Papel Semente
Texto produzido em 04/04/2019
Evento é um espaço para experiências de negócios e fortalecimento da Reciclagem Popular
Catadora, negra e semi-analfabeta, escritora foi uma artista brasileira de espírito livre
Falta de consenso resultou em convocação de uma nova reunião para 2025
Orientação é levar de volta ao local onde você fez o exame