Recicla Sampa - Empresa cria papel reciclável que vira planta
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Empresa cria papel reciclável que vira planta

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Papel pode ser replantado como semente ao invés de descartado no lixo. Foto: Reprodução / Facebook Papel Semente

Já imaginou ganhar uma plantinha ao descartar cartões de visitas, convites de casamento, envelopes, caixas ou folders? Uma marca brasileira tornou essa ideia realidade ao desenvolver um papel reciclável e ecológico que, após ser utilizado, pode ser replantado como semente ao invés de descartado no lixo.

O produto, 100% biodegradável, é confeccionado de aparas coletadas por cooperativas certificadas de catadores de papel e sementes de flores, hortaliças e temperos são adicionados ao processo de confecção. Após o uso, é possível que a folha seja picada, molhada e plantada na terra e, em aproximadamente 20 dias, as mudas começam a aparecer.

A Papel Semente, empresa responsável pela invenção e comercialização do material desde 2009, disponibiliza várias opções de tamanhos e formatos das folhas. É possível criar flyers, folders, embalagens, etiquetas, bloquinhos de anotações, convites de casamento, caixas de sabonetes, envelopes, entre outros produtos.  

Coca-Cola, Renner, Nextel e Bradesco são alguns dos clientes que já aderiram à iniciativa sustentável. Além disso, a empresa, com sede em Guaxindiba, São Gonçalo (RJ), já exporta os papeis ecológicos para Angola, Portugal, Alemanha e Suíça. Em 2019, pretende lançar um e-commerce na Europa, com base em Paris.

“Quero que meu filho e netos vivam em um mundo mais justo e sustentável. O caminho para isso é a inovação social. É criar negócios de impacto. Aqui na Papel Semente empregamos a comunidade local e incluímos os catadores da cooperativa da região em nossa cadeia de valor: são nossos fornecedores”, disse Andrea Carvalho, uma das fundadoras da empresa em entrevista ao portal da Fiesp.

Fontes: Portal Fiesp ,Papel Semente

Texto produzido em 04/04/2019


Últimas

Notícias

Descarte de algodão revela contradição na reciclagem de tecidos

Especialista aponta desperdício e defende avanço urgente da economia circular

03/12/2025
Notícias

Ancat entrega convite da ExpoCatadores ao ministro Boulos

Representantes de catadores defendem avanços por políticas públicas em Brasília

01/12/2025
Notícias

Brasil cria entidade para combater greenwashing

Novo órgão público vai rastrear e auditar toda cadeia da reciclagem no país

28/11/2025
Notícias

Estudo detecta microplásticos em frutos do mar no Brasil

Pesquisa identificou resíduos em 70% das amostras comercializadas no país

26/11/2025