Recicla Sampa - Empresa cria papel reciclável que vira planta
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Empresa cria papel reciclável que vira planta

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Papel pode ser replantado como semente ao invés de descartado no lixo. Foto: Reprodução / Facebook Papel Semente

Já imaginou ganhar uma plantinha ao descartar cartões de visitas, convites de casamento, envelopes, caixas ou folders? Uma marca brasileira tornou essa ideia realidade ao desenvolver um papel reciclável e ecológico que, após ser utilizado, pode ser replantado como semente ao invés de descartado no lixo.

O produto, 100% biodegradável, é confeccionado de aparas coletadas por cooperativas certificadas de catadores de papel e sementes de flores, hortaliças e temperos são adicionados ao processo de confecção. Após o uso, é possível que a folha seja picada, molhada e plantada na terra e, em aproximadamente 20 dias, as mudas começam a aparecer.

A Papel Semente, empresa responsável pela invenção e comercialização do material desde 2009, disponibiliza várias opções de tamanhos e formatos das folhas. É possível criar flyers, folders, embalagens, etiquetas, bloquinhos de anotações, convites de casamento, caixas de sabonetes, envelopes, entre outros produtos.  

Coca-Cola, Renner, Nextel e Bradesco são alguns dos clientes que já aderiram à iniciativa sustentável. Além disso, a empresa, com sede em Guaxindiba, São Gonçalo (RJ), já exporta os papeis ecológicos para Angola, Portugal, Alemanha e Suíça. Em 2019, pretende lançar um e-commerce na Europa, com base em Paris.

“Quero que meu filho e netos vivam em um mundo mais justo e sustentável. O caminho para isso é a inovação social. É criar negócios de impacto. Aqui na Papel Semente empregamos a comunidade local e incluímos os catadores da cooperativa da região em nossa cadeia de valor: são nossos fornecedores”, disse Andrea Carvalho, uma das fundadoras da empresa em entrevista ao portal da Fiesp.

Fontes: Portal Fiesp ,Papel Semente

Texto produzido em 04/04/2019


Últimas

Notícias

São Paulo recebe neste mês a ExpoCatadores 2024

Evento é um espaço para experiências de negócios e fortalecimento da Reciclagem Popular

09/12/2024
Notícias

Câmara aprova Carolina Maria de Jesus no Livro das Heroínas da Pátria

Catadora, negra e semi-analfabeta, escritora foi uma artista brasileira de espírito livre

06/12/2024
Notícias

Negociações do Tratado Global do Plástico terminam sem acordo

Falta de consenso resultou em convocação de uma nova reunião para 2025

05/12/2024
Dicas de Reciclagem

Onde descartar exames de raio x

Orientação é levar de volta ao local onde você fez o exame

04/12/2024