Recicla Sampa - Empresa de pneu desenvolve modelo que ajuda a despoluir o ar
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Empresa de pneu desenvolve modelo que ajuda a despoluir o ar

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
A queima dos tradicionais pneus feito de plástico liberam toxinas poluentes e nocivas ao ambiente. Foto: Matteo Canessa / FreeImages

Inspirados no conceito de economia circular e na redução do desperdício de materiais, a marca de pneus Goodyear apresentou durante o Salão Internacional do Automóvel de Genebra, em 2018, o Oxygene, protótipo de pneu sustentável que auxilia na despoluição do ar.

O modelo possui uma parede lateral onde há musgos vivos. A estrutura inteligente implantada absorve a umidade e o CO2 presente na superfície do solo para a realização da fotossíntese, resultando na liberação de oxigênio limpo para o ar. A energia gerada durante esse processo é também aproveitada para alimentar o sistema eletrônico de sensores a bordo, uma unidade de processamento de inteligência artificial. Essa carga também emite uma faixa de luz que alerta motoristas e pedestres sobre as manobras e mudanças da pista ou frenagem do carro.

Além disso, o pneu apresenta uma tecnologia chamada pela empresa de LiFi, uma conectividade móvel de alta capacidade à velocidade da luz, que permite que o aro de borracha se conecte à internet. O item é confeccionado em impressora 3D e utiliza pedaços de borracha reciclada de outros pneus.

"Infraestrutura e transporte mais inteligentes e ecológicos serão cruciais para enfrentar os desafios mais urgentes da mobilidade e do desenvolvimento urbano”, disse Chris Delaney, presidente da Goodyear para Europa, Oriente Médio e África, em comunicado divulgado na revista Época Negócios.

De acordo com as pesquisas desenvolvidas pela Goodyear, em uma área urbana de tamanho semelhante a de Paris, que dispõe de cerca de 2,5 milhões de veículos, a roda geraria em torno de 3 mil toneladas de oxigênio e absorveria mais de 4 mil toneladas de dióxido de carbono por ano. A criação, porém, não tem previsão para ser comercializada. Confira o vídeo de apresentação da peça.

 

Fontes: Exame, Época Negócios

Texto produzido em 26/06/2019


Últimas

Notícias

Lobby das empresas de petróleo desafia tratado mundial dos plásticos

Greenpeace e CIEL alertam sobre o peso desproporcional da indústria nas negociações

13/08/2025
Notícias

SP recebe em dezembro mais uma edição da Expo Catadores

Programação inclui oficinas, palestras e feira de negócios voltadas à cadeia da reciclagem

11/08/2025
Notícias

Entenda por que as garrafas retornáveis sumiram das prateleiras

Embalagens descartáveis dominam mercado e dificultam avanço da economia circular

08/08/2025
Notícias

Prefeitura anuncia coleta seletiva em 100% da cidade de SP

Todos os distritos da capital contam agora com caminhões da reciclagem de porta em porta

06/08/2025