13 de Setembro de 2023,13h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Idealizada por um estudante ucrâniano, a startup Releaf Paper se especializou em fabricar embalagens com folhas secas da limpeza urbana.
De acordo com o fundador, Valentyn Frechka, foram anos de pesquisa até encontrar uma alternativa mais ecológica à celulose tradicional.
O jovem explica que o processo da Releaf começa com a coleta do material orgânico nas ruas das cidades.
Depois, as folhas são limpas, secas e transformadas em grânulos estabilizados, prontos para o armazenamento a longo prazo.
Livres de detritos, elas são carregadas em um reator químico especial, onde as fibras, influenciadas por processos físicos e químicos, são extraídas.
Para finalizar, o papel produzido é reciclável e possui um peso variado de 70 a 300 gramas, o que o torna adequado para um monte de coisas, principalmente para embalagens de e-commerce.
Clique aqui e visite o site da Releaf Paper
Os papeis são responsáveis por metade de tudo o que é coletado para a reciclagem no mundo.
E no contexto da economia circular, a reciclagem de papel é um exemplo de como programas de logística reversa podem dar muito certo.
Segundo o último levantamento do Banco Mundial, mais de 50 milhões de toneladas do material foram encaminhadas para a reciclagem em 2021, quase 70% do que foi colocado no mercado.
E de acordo com um estudo da WWF Brasil, para fabricar uma tonelada de papel é necessário derrubar pelo menos 50 eucaliptos, gastar 100 mil litros de água e consumir 5 mil KW/h de energia.
Já para fazer uma tonelada de papel reciclado, nenhuma árvore precisa ser derrubada, o consumo de água diminui para 2 mil litros e o de energia cai pela metade.
Campanha global propõe reflexão sobre impacto do lixo plástico nos ecossistemas
Organização aproveita férias de julho para convocar participação da garotada
Mutirão em São Mateus distribuiu EPIs, ofereceu atendimentos e acolheu trabalhadores
Ferramenta criada com ajuda da ONU apoia ações locais de proteção dos recursos hídricos