08 de Agosto de 2019,12h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Já imaginou tecidos de alta qualidade para o setor da moda de luxo sendo produzidos a partir do bagaço da laranja? É o que a Orange Fiber está fazendo. Fundada em 2014, a empresa italiana produz uma seda a partir da celulose da fruta cítrica com o insumo reaproveitado da indústria italiana de suco de laranja.
Foi pensando no aumento do consumo de alimentos processados e na quantidade de subprodutos naturais eliminados que Adriana Santanocito, criadora e sócia-fundadora da marca resolveu investir na produção.
"Aproveitando uma oportunidade onde outros viam apenas um problema, temos desenvolvido um processo industrial virtuoso que nos permite reduzir o desperdício e a poluição, transformando a indústria de citros em um novo recurso para o mundo da moda", contou Adriana Santanocito no site oficial.
A iniciativa nasceu de uma tese proposta por Adriana, que acompanhou de perto a fase de pesquisa e desenvolvimento do projeto com a colaboração da Universidade Politecnico di Milano. O estudo deu origem ao primeiro tecido cítrico do mundo, apresentado inicialmente em duas versões: cetim liso e renda. Ao lado de Enrica Arena, também sócia-fundadora da empresa, Adriana já conquistou diversos prêmios na área de inovação e empreendedorismo, como o de Mudança Global da Fundação H&M, organização que fomenta projetos de sustentabilidade.
De acordo com o site oficial, a visão da marca se baseia na inovação, sustentabilidade e qualidade para tornar o mundo em que vivemos melhor. "Um sonho tornado realidade através da criação de um processo inovador que nos permite transformar o subproduto da indústria de processamento de citrinos num tecido elegante para a moda". Atualmente, a marca produz coleções de peças de vestuário produzidas exclusivamente com o tecido que vem para revolucionar a moda de luxo.
Fontes: Hypeness,Orange Fiber
Texto produzido em 23/01/2019
Evento na capital paulista debate transição para uma indústria da moda sustentável
Referência no Brasil, empresa foi convidada para participar de dois painéis em Dubai
Para participar da coleta nas praias e ruas basta fazer sua inscrição no site da ONG
Plástico foi material mais encontrado e marcou presença em 88% das análises