Empresa reutiliza cascas de coco para produção de paletes ecológicos

20/12/2019

Imagem - Na Índia, o coco é muito utilizado pela população como alimento e também para a criação de objetos. Foto: Pixabay

Na Índia, o coco é muito utilizado pela população como alimento e também para a criação de objetos. Foto: Pixabay

Na Índia, o coco é muito utilizado pela população, tanto na forma de alimento, como para a criação de objetos. Porém, a destinação incorreta dos rejeitos desse fruto gera transtornos, além de favorecer a poluição do ar, graças à queima irregular. Pensando em solucionar essas questões, a empresa CocoPallet, da Holanda, criou paletes sustentáveis a partir da reutilização das cascas do coco.

A técnica para a concepção dos paletes ecológicos foi formulada em parceria com a Universidade de Wageningen. O método utiliza uma molécula chamada lignina, espécie de cola natural. Todos os processos são livres de pesticidas e aditivos, tornando o produto totalmente biodegradável. Após a utilização, o item pode ser reciclado ou enviado para compostagem.

Esse material é muito utilizado no suporte de mercadorias para otimizar o transporte de cargas. Além da função operacional, o palete também se popularizou no setor decorativo, por trazer um toque mais rústico aos ambientes. Os que são popularmente utilizados são feitos de madeira e acabam contribuindo com o desmatamento e corte desnecessário de árvores. Sendo assim, a criação da CocoPallet acaba resolvendo dois problemas ambientais graves: o descarte incorreto de resíduos e o desflorestamento.

De acordo com informações divulgadas pela empresa, 1,7 bilhão de paletes de madeira são produzidas anualmente para os exportadores asiáticos, causando o uso desnecessário de aproximadamente 200 milhões de árvores por ano. Sendo assim, além de evitar o corte e transporte de árvores, o novo produto permite a geração de renda extra para os agricultores locais da Índia.  

Fontes: Razões Para Acreditar, CocoPallet

Texto produzido em 25/09/2019

Tags: notícias
Espalhe essa informação

Assuntos Relacionados