Recicla Sampa - Empresa Sueca inaugura loja com máquina de reciclar roupas
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Empresa Sueca inaugura loja com máquina de reciclar roupas

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Loja da H&M no centro de Estocolmo, capital da Suécia. Foto: H&M/Divulgação

Badalada empresa do ramo da moda, a H&M inaugurou recentemente uma loja no centro de Estocolmo, capital da Suécia, com um sistema onde os clientes podem reciclar roupas velhas.

Segundo a equipe responsável pelo projeto, o principal objetivo é mostrar ao público que roupas antigas têm valor e não devem ser desperdiçadas. Ao mesmo tempo, a empresa pretende promover os valores da sustentabilidade.

“Se usarmos, por exemplo, uma camisa de algodão reciclado para fazer uma nova camisa, não há necessidade de cultivar mais algodão. Podemos apenas usar o que já foi produzido. Essa é a forma circular. E é disso que se trata o Looop”, explica a multinacional em nota enviada à imprensa.

Mas como funciona essa máquina? Você deve ter se perguntado. Bom, vamos lá. O método de reciclagem usa uma técnica bem interessante. Ele “desmonta” a roupa antiga em pedaços, as peças são limpas, desfiadas e fiadas em novos fios. Então esses novos fios são costurados e transformam-se numa roupa nova.

Importante lembrar que o processo inclui materiais ainda virgens, mas de fontes sustentáveis. A H&M explica que eles são necessários para o fortalecimento dos novos fios, para que a peça tenha alta durabilidade.

Mas a empresa destaca que os processos de produção da Looop são livres de água e de produtos químicos. São processos sustentáveis, sem nenhuma comparação com os tradicionais das grandes fábricas têxteis.

Foto1
Máquina em funcionamento na loja da H&M. Foto: H&M/Divulgação

Tecnologia Looop

A tecnologia Looop foi desenvolvida pelo Instituto de Pesquisa de Têxteis e Vestuário de Hong Kong (HKRITA), em pareceria com a Fundação H&M, que não tem fins lucrativos. 

A Looop da H&M ainda é a única máquina de reciclagem de roupas instalada dentro de uma loja, mas a HKRITA informa que em breve outras unidades e outras marcas receberão exemplares da iniciativa. A ideia é promover uma mudança real e tornar a indústria mais circular.  

Texto produzido em 19/03/2021 


Últimas

Dicas de Reciclagem

Brasil produz 2,4 milhões de toneladas de eletrolixo por ano

Entenda o que é saiba onde descartar lixo eletrônico na cidade de São Paulo

18/06/2024
Notícias

São Paulo lança programa para melhorar gestão de resíduos

Projeto busca modernizar infraestrutura de tratamento e destinação do lixo no estado

17/06/2024
Notícias

Brasil reciclou seis mil toneladas de latas de alumínio desde 1990

Circularidade do material gera emprego e renda para 800 mil catadores de lixo reciclável

14/06/2024
Notícias

Governo Federal anuncia investimentos em cooperativas de reciclagem no Brasil

Liberação de R$ 8 milhões vai beneficiar mais de 15 entidades e associações do setor

13/06/2024