29 de Junho de 2018,17h05
Veja outros artigos relacionados a seguir
A goma de mascar, popularmente conhecido como ‘chiclete’, é uma das guloseimas mais consumidas no dia a dia de adultos e crianças de todo o mundo, mas na maioria das vezes é descartada de maneira errada. Ele não é um material biodegradável e demora cerca de 5 anos para se decompor. Por isso a atenção a esse tipo de material é redobrada.
A boa notícia é que uma empresa britânica está aproveitando para utilizar a goma na fabricação de sapatos e acessórios. Segundo a revista Superinteressante e o site de notícias G1, a ideia é de Anna Bullus, que criou a empresa Gumdrop, fabricante do produto: "É um material incrivelmente útil e algo que simplesmente acaba nas nossas ruas quando poderíamos estar fazendo algo com ele", diz o site. Países como a Inglaterra, por exemplo, investe 200 milhões por ano na limpeza para a retirada de chicletes das calçadas.
Segundo Anna Bullus, por ano são 374 trilhões de chicletes produzidos e consumidos, o equivalente a 100 mil toneladas. No caso do tênis, por exemplo, são utilizados 250 gramas da goma de mascar, misturada a uma resina plástica. O preço é 50 euros e está disponível nas cores rosa e preto.
Fontes: Setor Reciclagem | G1 | Revista Superinteressante
Existem alternativas com preços super acessíveis, até mais baratas que as tradicionais
Queda nos preços das commodities petroquímicas impactaram produtividade do setor
Relatório destaca redução do uso do carvão e avanço significativo de energia renováveis
Urnas ficam disponíveis até o dia 30 de novembro em onze estações