Empresário desenvolve sistema de bueiro ecológico em bairro de Blumenau

11/07/2019

Imagem - A iniciativa também permite separar os recicláveis, que são encaminhados às cooperativas recicladoras. Foto: Facebook de Tiago dos Santos

A iniciativa também permite separar os recicláveis, que são encaminhados às cooperativas recicladoras. Foto: Facebook de Tiago dos Santos

Para as pessoas preocupadas com a preservação do meio ambiente, qualquer gesto que diminua o consumo ou impeça a contaminação do solo, rios e mares já é bem-vindo. Na cidade de Blumenau, Santa Catarina, o empresário Tiago dos Santos cansado de ver o entupimento do bueiro em frente ao seu estabelecimento decidiu agir por conta própria e desenvolveu o primeiro bueiro ecológico da cidade.

A espécie de ‘peneira’ quadrada feita de ferro é acoplada ao bueiro e impede que resíduos trazidos pela água das chuvas, como plásticos, microplásticos, bitucas de cigarros e folhas cheguem às tubulações de esgoto. O sistema também permite separar os recicláveis, que são encaminhados às cooperativas recicladoras. Para efetuar a limpeza, basta abrir a tampa da peça, retirar o cesto coletor, esvaziá-lo e colocá-lo de volta no local.

Thiago também realiza outras ações ambientais pela cidade. Em entrevista ao portal de notícias G1 ele relatou que uma vez por mês recolhe o lixo de um pequeno ribeirão de Blumenau através de uma barreira ecológica, também desenvolvida por ele. O material coletado é armazenado em um recipiente que parece uma grande cesta.
 

“Minha preocupação com o planeta é muito grande. Temos que pensar local, para atingir o global. O plástico é um dos grandes causadores de poluição. A xepa de cigarro, por exemplo, feita de fibra sintética derivada do plástico, se degrada em partículas menores e acaba sendo alimento de animais na natureza”, disse Tiago, em entrevista ao Jornal de Blumenau.
 

A iniciativa chegou à Câmara Municipal de Blumenau através do vereador Alexandre Caminha (PSD), que está estudando formas de implantar mais bueiros ecológicos na cidade.

Fontes: Jornal de Blumenau, G1Ciclo Vivo

Texto produzido em 11/01/2019

Tags: notícias
Espalhe essa informação

Assuntos Relacionados