03 de Abril de 2021,18h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Responsável pela distribuição de energia na capital paulista, a Enel começa neste semana a finalizar a remoção de mais de 260 postes de dez diferentes ruas da Bela Vista, do Bom Retiro e do Brás, bairros da região central da cidade.
Com foco na sustentabilidade e na valorização estética, a iniciativa começou em 2017 com a notificação das empresas de telecom para a remoção de suas respectivas afiações e passou recentemente pelas obras necessárias para o enterramento do sistema elétrico.
Todo o material retirado dos 4,4 quilômetros de vias contemplados será encaminhado para a reciclagem. A ação está prevista para terminar em maio e retirou nos últimos dez dias quase três mil toneladas de cabos e fios, além do ferro e do concreto.
Segundo a Enel, tudo pode ser e será reaproveitado: o concreto, a armadura metálica, os vergalhões, os anéis que fazem a conexão dos fios e o próprio cabeamento. Em cada um dos postes, são 10% de ferro e 90% de concreto.
O ferro e o concreto recolhidos são levados à uma base operacional e coletados por uma empresa parceria da iniciativa, responsável pela destruição e descaracterização do material. Depois de passar por um processo de fragmentação, o concreto pode ser utilizado na pavimentação de ruas. O ferro é vendido em forma de sucata para fundições.
Já os cabos, que são responsabilidade das operadoras e ainda não foram retirados, ficam armazenados por cerca de 90 dias. “Após este prazo, se as companhias não se manifestarem, doamos o material para uma empresa que transforma o resíduo em uma mistura usada como combustível na fabricação de cimento”, conta André Oswaldo, diretor da Enel Distribuição São Paulo.
Importante lembrar que no final de 2020 a distribuidora finalizou a remoção de 304 postes da Vila Olímpia. A substituição dos postes pela rede subterrânea terminou em julho de 2018. A ação no tradicional bairro da zona sul integra o projeto Urban Futurability, que pretende transformar a região em um exemplo de sustentabilidade.
Texto produzido em 03/04/2021
Encontre pontos de coleta de lâmpadas, pilhas, eletrônicos, medicamentos e pneus
Estudo capitaneado pela Sea Shepherd Brasil analisou mais sete mil quilômetros de costa
Pontos de Entrega Voluntária da entidade já estão instalados em 305 municípios do país
Mais da metade dos trabalhadores do setor são mulheres e 62% são negros ou pardos