Veja outros artigos relacionados a seguir
Tem muita gente por aí com iniciativas incríveis em busca de um planeta sustentável. A queniana Nzambi Matee é uma dessas pessoas. Ela descobriu como transformar lixo reciclável, no caso o plástico, em tijolos melhores que os atuais.
Engenheira de formação, Matee já abriu uma fábrica na capital Nairóbi. O empreendimento tem a cara do século XXI. Os funcionários selecionam e recolhem os resíduos, que misturados com areia e aquecidos, viram um material composto, de cinco a sete vezes mais resistente que o concreto.
A empresária explica que os tijolos são feitos basicamente de plástico “comum”, desses que a gente usa todo dia em casa, como garrafas pet, xampus, baldes e até mesmo daqueles sacos onde os cereais são vendidos.
A produção atual gira em torno de 1500 tijolos por dia. Sua fábrica já reciclou mais de 20 toneladas de lixo plástico desde que foi fundada. Ainda de acordo com a empresária, seu objetivo é triplicar a produção em 2021.
Iniciativas assim, que tem a reciclagem de lixo como ponto de partida, enchem a gente de esperança. Um mundo sustentável não só é possível, como já está sendo construído por muitas mãos, em todos os continentes.
Fonte: Yahoo
Texto produzido em 23/02/2021
Ferramenta criada com ajuda da ONU apoia ações locais de proteção dos recursos hídricos
País alcança índice de 64% de reaproveitamento do material e vira exemplo
Estudo avalia eficiência de leis contra sacolinhas descartáveis no mundo
Loga e Ecourbis investem em veículos movidos a biometano e eletricidade