05 de Outubro de 2023,15h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Muito se fala por aí e você com certeza já ouviu esse termo em algum lugar, mas o que é Mudança Climática?
Vamos do começo! A mudança global do clima se refere às transformações a longo prazo nos padrões de temperatura das diferentes regiões do planeta Terra.
Essas mudanças podem ser naturais, como por meio de variações no ciclo solar. Mas, pelo menos desde 1800, as atividades humanas vêm impulsionando e acelerando essas transformações.
Por exemplo, a queima de combustíveis fósseis, como carvão, petróleo e gás, gera emissões de gases de efeito estufa. Essas emissões agem como um grande cobertor em torno da Terra, que retém o calor do sol e eleva as temperaturas.
O desmatamento e os incêndios florestais também liberam altas quantidades de dióxido de carbono, um dos gases mais nocivos do efeito estufa.
Como resultado, a Terra está agora cerca de 1,1 °C mais quente do que no final do século 19. A última década (2011-2020) foi a mais quente já registrada, conforme indicado pela Organização Meteorológica Mundial (OMM) em abril deste ano.
Para piorar, agosto de 2023 foi o mês mais quente da história e vários continentes registraram recordes de temperaturas, segundo a Agência Americana Oceânica e Atmosférica (NOAA).
Assinado em 2015 por 195 países membros da Convenção da ONU sobre Mudança do Clima, o Acordo de Paris tem como objetivo limitar o aquecimento global a no máximo 2°C acima dos níveis pré-industriais.
E de acordo com o texto final do documento, a reciclagem é uma das ferramentas mais importantes para alcançar essa meta.
De saída, a fabricação de materiais reciclados consome menos energia e, portanto, emite menos gases de efeito estufa do que a produção de matérias-primas virgens.
Além disso, a reciclagem reduz o volume de resíduos enviados para os aterros sanitários, o que também contribui para a redução das emissões desses gases, diretamente responsáveis pelo aquecimento global.
Ou seja, a reciclagem do lixo evita uma parte significativa dos processos de produção da indústria moderna.
Portanto, ao separar o lixo em dois (comum x reciclável) você ajuda diretamente no combate ao aquecimento global.
Por isso, a gente gosta sempre de dizer que cada um de nós carrega uma responsabilidade histórica e cada gesto, por mais simples que pareça, faz a diferença.
Cooperativas relatam dificuldade em vender material e pontos de coleta foram desativados
Certificação coroa engajamento ambiental de alunos e professores da escola da zona leste
Prática afeta diretamente os catadores, cujas condições de trabalho se deterioram
Inserção permitirá que organizações do setor operem com menos burocracia