Recicla Sampa - Estudante transforma lixo orgânico em embalagens de sabonete
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Estudante transforma lixo orgânico em embalagens de sabonete

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Ideia é oferecer uma alternativa menos poluente que o plástico de uso único . Foto: Alara Ertenü / Divulgação

Estudante de design industrial da Universidade de Economia de Izmir, na Turquia, Alara Ertenü desenvolveu uma embalagem sustentável com resíduos orgânicos de ervilhas e alcachofras.

Segundo Alara, a ideia é oferecer uma alternativa menos poluente para as pessoas, que na maioria das vezes compram esses itens em embalagens plásticas.

Ainda segundo a estudante, o projeto pretende chamar atenção para o consumo do plástico de uso único, enquanto promove as possibilidades de reaproveitamento dos alimentos.

Para fazer a embalagem sustentável, conta Alara, as folhas e os caules são secos num congelador potente e depois são triturados.

Esse pó então é misturado com água, glicerina vegetal e ácido algínico (ácido natural derivado de algas marrons) para formar uma substância semelhante a uma goma.

A goma é despejada em um molde e colocada para secar por até dois dias em temperatura ambiente.

Depois de endurecido, usa-se o calor para selar as bordas dos pequenos pacotes. Por fim, a embalagem é tingida com beterraba e açafrão.

“De acordo com a Zero Waste Week, a indústria global de cosméticos produz mais de 120 bilhões de unidades de embalagens todos os anos, a maioria das quais não é reciclável e acaba em aterros ou, pior ainda, no oceano”, informa Alara.

O que é uma embalagem sustentável

Em resumo, embalagens sustentáveis são fabricadas com materiais orgânicos (compostáveis ou biodegradáveis) ou com lixo reciclável.

Sua fabricação demanda menos energia eletrética ou proveniente de combustíveis fósseis e minimiza a extração de recursos naturais virgens.

Portanto, seu impacto ambiental é reduzido ou eliminado no momento do descarte, com os resíduos sendo absorvidos pela natureza ou retornando ao mercado em um novo produto ou embalagem.

Dê sempre preferência para marcas que buscam caminhos para minimizarem o impacto de suas atividades no planeta. Repense seus hábitos de consumo!


Últimas

Notícias

Dia Mundial dos Catadores de Lixo Reciclável celebra luta da categoria

Data promove reflexão sobre responsabilidade coletiva em dar dignidade aos trabalhadores

01/03/2024
Notícias

Cidades do futuro e os caminhos para um mundo sustentável

Demandas apontam para harmonia entre desenvolvimento urbano e preservação ambiental

29/02/2024
Notícias

Projeto de lei quer celulares com baterias removíveis e substituíveis

Regra evitaria que milhões de aparelhos sejam inutilizados e descartados precocemente

28/02/2024
Dicas de Reciclagem

Como a reciclagem do lixo ajuda o meio ambiente

Entenda por que separar corretamente o lixo reciclável contribui para um mundo sustentável

27/02/2024