Recicla Sampa - Estudante transforma lixo orgânico em embalagens de sabonete
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Estudante transforma lixo orgânico em embalagens de sabonete

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Ideia é oferecer uma alternativa menos poluente que o plástico de uso único . Foto: Alara Ertenü / Divulgação

Estudante de design industrial da Universidade de Economia de Izmir, na Turquia, Alara Ertenü desenvolveu uma embalagem sustentável com resíduos orgânicos de ervilhas e alcachofras.

Segundo Alara, a ideia é oferecer uma alternativa menos poluente para as pessoas, que na maioria das vezes compram esses itens em embalagens plásticas.

Ainda segundo a estudante, o projeto pretende chamar atenção para o consumo do plástico de uso único, enquanto promove as possibilidades de reaproveitamento dos alimentos.

Para fazer a embalagem sustentável, conta Alara, as folhas e os caules são secos num congelador potente e depois são triturados.

Esse pó então é misturado com água, glicerina vegetal e ácido algínico (ácido natural derivado de algas marrons) para formar uma substância semelhante a uma goma.

A goma é despejada em um molde e colocada para secar por até dois dias em temperatura ambiente.

Depois de endurecido, usa-se o calor para selar as bordas dos pequenos pacotes. Por fim, a embalagem é tingida com beterraba e açafrão.

“De acordo com a Zero Waste Week, a indústria global de cosméticos produz mais de 120 bilhões de unidades de embalagens todos os anos, a maioria das quais não é reciclável e acaba em aterros ou, pior ainda, no oceano”, informa Alara.

O que é uma embalagem sustentável

Em resumo, embalagens sustentáveis são fabricadas com materiais orgânicos (compostáveis ou biodegradáveis) ou com lixo reciclável.

Sua fabricação demanda menos energia eletrética ou proveniente de combustíveis fósseis e minimiza a extração de recursos naturais virgens.

Portanto, seu impacto ambiental é reduzido ou eliminado no momento do descarte, com os resíduos sendo absorvidos pela natureza ou retornando ao mercado em um novo produto ou embalagem.

Dê sempre preferência para marcas que buscam caminhos para minimizarem o impacto de suas atividades no planeta. Repense seus hábitos de consumo!


Últimas

Notícias

Projeto promove descarte correto de bitucas em SP

Região central conta com novos pontos de coleta exclusivos para as guimbas

15/08/2025
Notícias

Lobby das empresas de petróleo desafia tratado mundial dos plásticos

Greenpeace e CIEL alertam sobre o peso desproporcional da indústria nas negociações

13/08/2025
Notícias

SP recebe em dezembro mais uma edição da Expo Catadores

Programação inclui oficinas, palestras e feira de negócios voltadas à cadeia da reciclagem

11/08/2025
Notícias

Entenda por que as garrafas retornáveis sumiram das prateleiras

Embalagens descartáveis dominam mercado e dificultam avanço da economia circular

08/08/2025