Recicla Sampa - Estudantes de SP são premiados por reciclagem de isopor
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Estudantes de SP são premiados por reciclagem de isopor

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Grupo de pesquisa foi destaque em olimpíada de sustentabilidade organizada pela WWF Brasil. Foto: DeawSS / shutterstock.com

Com uma iniciativa para viabilizar a reciclagem do isopor, estudantes da Escola Estadual Sebastião de Oliveira Rocha, de São Carlos, interior de São Paulo, conquistaram o quarto lugar da Restaura Natureza – a Olimpíada Brasileira de Restauração de Sistemas.

Promovida pela WWF-Brasil, a premiação contou com mais de nove mil inscritos de todas as regiões do país.

No projeto, cinco alunos da instituição pesquisaram como transformar placas de isopor descartadas em filamento para impressoras 3D.

No fim dos estudos, o grupo formado por Danyelle Pagadigorria, Nicoli Amaral Alves, Murilo Ribeiro Espolau, Pedro Henrique Milanetto e Thiago Luiz da Silva, conseguiu comprovar o potencial de transição do isopor para uma matéria-prima adequada a este tipo de impressão.

O projeto surgiu durante uma aula eletiva chamada Homo Plásticos. As aulas eletivas incluem o currículo das unidades do Programa Ensino Integral das escolas estaduais paulistas e são escolhidas pelos estudantes.

“Muitos não sabem que o isopor também é um plástico. Esse material não tem sua cadeia de reciclagem bem definida por conta de sua densidade, o que não traz valor econômico. Na aula eletiva, os alunos foram apresentados às suas características e ao potencial reciclável e, ainda, de gerar novos produtos, como a produção de filamento para impressora 3D”, explica Bárbara Rodrigues, professora de química e orientadora do projeto.

Como descartar isopor corretamente

Isopor é lixo reciclável e tem reciclabilidade na capital de São Paulo. Ou seja, tem valor no mercado da reciclagem e interessa para nossas cooperativas cadastradas no Programa Socioambiental de Coleta Seletiva da Prefeitura.

Mas para garantir a reciclagem do material, que é um derivado do plástico (PP), ele precisa estar limpo. Quer dizer que não dá para simplesmente deixar restos de alimentos e de molhos, fechar e descartar junto com os outros recicláveis.

Assim como muitos resíduos, você precisa dar um tapa e retirar o máximo das sobras antes de colocar o isopor na lixeira.

Dica de Reciclagem

Usar um pano úmido e um pouco de água de reuso pode resolver o seu problema. Muitas vezes, dá para tirar as sobras com o guardanapo que você usou na refeição.

Agora, se não der para retirar os excessos, o indicado é descartar no lixo comum.

Assim, você evita a contaminação dos outros materiais recicláveis, além da presença de ratos e baratas no espaço de armazenamento.


Últimas

Dicas de Reciclagem

Brasil produz 2,4 milhões de toneladas de eletrolixo por ano

Entenda o que é saiba onde descartar lixo eletrônico na cidade de São Paulo

18/06/2024
Notícias

São Paulo lança programa para melhorar gestão de resíduos

Projeto busca modernizar infraestrutura de tratamento e destinação do lixo no estado

17/06/2024
Notícias

Brasil reciclou seis mil toneladas de latas de alumínio desde 1990

Circularidade do material gera emprego e renda para 800 mil catadores de lixo reciclável

14/06/2024
Notícias

Governo Federal anuncia investimentos em cooperativas de reciclagem no Brasil

Liberação de R$ 8 milhões vai beneficiar mais de 15 entidades e associações do setor

13/06/2024