26 de Setembro de 2024,12h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Um novo relatório produzido pela Eunomia Research & Consulting destaca as vantagens ambientais e econômicas das embalagens retornáveis e reutilizáveis.
De acordo com a pesquisa, a transição para sistemas de reutilização apresentou potencial para reduzir as emissões de gases de efeito estufa em até 54% na cidade de Aarhus, na Dinamarca, e em até 34% em Berlim, capital da Alemanha.
O relatório analisou os custos e impactos associados a seis formatos de embalagens em dois estudos de caso realizados em ambas as cidades e revelou que embora as descartáveis possam parecer mais baratas, existem custos ocultos que não são considerados.
A equipe também investigou os instrumentos e políticas públicas que podem impulsionar a adoção dos sistemas de economia circular.
Em resumo, os legisladores devem implementar medidas fiscais, como taxas ou impostos, para garantir uma competição justa com as embalagens descartáveis.
Além desse tipo de intervenção, o relatório propõe uma série de ações complementares, como estabelecer metas para reutilização ou a proibição total de embalagens descartáveis.
Para finalizar, o relatório enfatiza a importância de ações coordenadas entre iniciativa privada, poder público e sociedade civil para a construção de um futuro mais sustentável.
A Eunomia Research & Consulting é uma empresa de consultoria e pesquisa especializada em questões ambientais e de sustentabilidade.
Com sede no Reino Unido, a Eunomia trabalha com governos, organizações e empresas para desenvolver políticas e práticas que promovam a gestão eficiente de recursos, a redução de resíduos e a transição para uma economia verde.
A empresa é conhecida por suas análises detalhadas, relatórios e recomendações sobre diversas questões ambientais.
Ferramenta criada com ajuda da ONU apoia ações locais de proteção dos recursos hídricos
País alcança índice de 64% de reaproveitamento do material e vira exemplo
Estudo avalia eficiência de leis contra sacolinhas descartáveis no mundo
Loga e Ecourbis investem em veículos movidos a biometano e eletricidade