Recicla Sampa - Estudo revela relação entre poluição plástica e aquecimento global
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Estudo revela relação entre poluição plástica e aquecimento global

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Ciclo vicioso intensifica ambos os problemas afirmam pesquisadores suecos. Foto: Nelson Antoine / shutterstock.com

Publicado na conceituada revista Nature Communications, um novo estudo revela uma relação preocupante entre aquecimento global e poluição plástica e destaca um ciclo vicioso que intensifica ambos os problemas.

Pesquisadores do Instituto Real de Tecnologia KTH na Suécia descreveram como o aumento das temperaturas globais acelera a degradação dos plásticos, o que, por sua vez, leva a um aumento nas emissões de gases de efeito estufa, além da liberação de compostos orgânicos perigosos no meio ambiente.

O estudo enfatiza que as propriedades dos polímeros, como o plástico e a borracha, deterioram-se com o aumento da temperatura e da umidade. O resultado é uma maior frequência de substituição desses materiais.

E isso não só impulsiona a produção adicional de plásticos, mas também contribui para o aumento das emissões de gases de efeito estufa e para o aquecimento global, afirma a equipe do instituto.

A pesquisa indica que os plásticos foram responsáveis por 3,4% das emissões globais de gases de efeito estufa em 2019 e as projeções apontam para uma duplicação dessas emissões até 2060.

O estudo também aponta que a deterioração mais rápida dos plásticos em temperaturas mais altas resulta em um aumento de microplásticos em ambientes naturais e isso afeta negativamente os ecossistemas aquáticos e terrestres.

Esses achados são um chamado urgente para a mobilização de esforços em todos os setores envolvidos no ciclo de vida do plástico, com o objetivo de mitigar tanto a poluição pelo material, quanto o avanço das mudanças climáticas.

Portanto, a conscientização e ação coletiva tornam-se essenciais para enfrentar esses desafios interconectados e para proteger a saúde do nosso planeta para as gerações futuras.


Últimas

Notícias

Plataforma inclusiva busca impulsionar reciclagem no Brasil

Reciclar pelo Brasil atua com foco na regularização e profissionalização de cooperativas

28/05/2024
Notícias

Catadores se mobilizam pela reciclagem de papel no Brasil

Representantes da indústria e do governo federal receberam entidades do setor em Brasília

27/05/2024
Notícias

Coopercaps e colégio Portinari promovem coleta de lixo eletrônico

Urnas serão instaladas na próxima quarta-feira na instituição de ensino da zona sul

24/05/2024
Notícias

Enchentes devem gerar 47 milhões de toneladas de lixo no RS

Estimativas indicam cerca de 19 milhões de toneladas de escombros de casas e edifícios

23/05/2024