Recicla Sampa - Fabricante da cachaça 51 dá exemplo de logística reversa
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Fabricante da cachaça 51 dá exemplo de logística reversa

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Cachaça com limão. Foto: 5PH / Envato

Fabricante da brasileiríssima e mundialmente conhecida cachaça 51, a Cia Müller de Bebidas, instalada em Pirassununga, interior de São Paulo, conta com um projeto de logística reversa que é um exemplo para o país.

O sistema é tão eficiente que recolhe, segundo dados da empresa, cerca de 90% das garrafas em incríveis um milhão de pontos de venda espalhados do extremo norte ao extremo sul do Brasil. Todos os dias, chegam aproximadamente 20 caminhões à fábrica de Pirassununga para descarte a granel ou dos engradados.

Quando se fala em número de doses de 51 oferecidas, os dados são ainda mais impressionantes: 6,2 mil por minuto. Toda essa cadeia de consumo gera lixo, muito lixo. E gera lixo reciclável, o vidro. São aproximadamente 225 toneladas todos os meses. Não fosse o sistema de logística reversa, o impacto no meio ambiente seria imenso.

Elivar Martins dos Santos é um dos motoristas responsáveis por transportar as garrafas. Ele sai de Manaus, depois de passar pela região do rio Madeira, em Rondônia, e roda quatro mil quilômetros até chegar em Pirassununga. O trajeto inclui deslocamento terrestre e fluvial e dura entre uma semana e 20 dias, dependendo das correntes dos rios e das condições das estradas, que geralmente são péssimas.

O projeto é tão eficiente que vai aos pontos mais isolados do país, como a cidade de Tabatinga, que fica a quatro dias de barco da capital do Amazonas, e às cidades a centenas e centenas de quilômetros dos grandes centros urbanos mais desenvolvidos.

De acordo com a Cia Müller de Bebidas, toda a operação passa por um rigoroso controle de qualidade, com equipamentos específicos para higienização e inspeção dos vasilhames, que são retirados do caminhão e em poucos dias já estão de volta ao ciclo produtivo de mercado.

Logística Reversa

Desde 2010, quando foi instituída a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a logística reversa passou a ser uma realidade nas empresas brasileiras. Mas o que é a logística reversa e porque ela é tão importante no contexto da reciclagem de lixo e no impacto dos resíduos no meio ambiente?

Bom, de acordo com o texto da Lei Federal 12.305/2010, a logística reversa é um conjunto de ações destinadas a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento ou destinação final ambientalmente adequada.

Na prática, a logística reversa promove a coleta, o reuso, a reciclagem, o tratamento e a disposição final dos resíduos após o consumo dos produtos. Ou seja, está diretamente vinculada à responsabilidade das empresas pelas embalagens onde seus produtos são vendidos.

Texto produzido em 26/03/2021


Últimas

Notícias

Brasil reciclou seis mil toneladas de latas de alumínio desde 1990

Circularidade do material gera emprego e renda para 800 mil catadores de lixo reciclável

14/06/2024
Notícias

Governo Federal anuncia investimentos em cooperativas de reciclagem no Brasil

Liberação de R$ 8 milhões vai beneficiar mais de 15 entidades e associações do setor

13/06/2024
Notícias

O que é Ecodesign e qual sua importância para a sustentabilidade

Tendência busca minimizar impactos ambientais durante o ciclo de vida dos produtos

12/06/2024
Notícias

São Paulo tem o maio mais quente em 81 anos

Entenda como a reciclagem contribui para conter o aquecimento global

11/06/2024