Recicla Sampa - Fabricantes de cigarro vão pagar por coleta de bitucas na Espanha
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Fabricantes de cigarro vão pagar por coleta de bitucas na Espanha

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Nova legislação também proíbe a fabricação e distribuição de plásticos de uso único. Foto: Vadzim Mashkou / shutterstock.com

As fabricantes de cigarro vão ter que pagar pela coleta das bitucas descartadas pelos seus clientes na Espanha.

A decisão entrou em vigor na última semana e faz parte de um pacote de medidas destinadas a aumentar a reciclagem dos diferentes tipos de resíduos no país.

A nova legislação ainda inclui a proibição da distribuição e comercialização de cotonetes, copos de poliestireno expandido, canudos, talheres e pratos de plástico de uso único.

A lei está em conformidade com uma diretiva da União Europeia que limita o uso dos plásticos descartáveis e obriga as empresas a se responsabilizarem pela coleta e destinação final adequada das embalagens e produtos.

De acordo com a Ocean Conservancy , as bitucas de cigarro são os resíduos mais encontrados no oceano. A ONG estima em cerca de cinco bilhões de bitucas descartadas todos os anos nos mares do mundo.   

No Brasil, a cada quilômetro de praia, foram descartadas cerca de 25 mil bitucas de cigarro, é o que revelam os dados da segunda fase do projeto Lixo Fora D’Água.

Além do nocivo impacto ambiental, os animais marinhos confundem esses resíduos com alimentos e acabam morrendo, ou por intoxicação ou por inanição.

Como descartar corretamente

A melhor orientação para o fumante é que ele procure pontos com coletores ou bituqueiras para descarte correto, ou prefira as lixeiras comuns.

Mesmo na categoria de lixo reciclável, as bitucas precisam ser descartadas separadamente, afinal, elas contém componentes que podem contaminar os outros resíduos.

Antes de descartar, é importante apagar a bituca no próprio alumínio da boca da lixeira, para evitar possíveis acidentes.

Outra alternativa é carregar o próprio cinzeiro portátil, no caso da ausência de uma lixeira próxima.


Últimas

Notícias

Enchentes devem gerar 47 milhões de toneladas de lixo no RS

Estimativas indicam cerca de 19 milhões de toneladas de escombros de casas e edifícios

23/05/2024
Notícias

Brasília recebe Congresso Internacional Cidades Lixo Zero

Considerado o mais importante do setor, evento acontece em junho na Capital Federal

22/05/2024
Notícias

A voz e os ouvidos dos oceanos

Expedição 100% feminina zarpa para pesquisar microplásticos nos mares do Brasil

21/05/2024
Notícias

Roraima lidera ranking da reciclagem no Brasil

Estado recicla 10% dos materiais recicláveis, seguido por Santa Catarina com 5%

20/05/2024