09 de Outubro de 2019,12h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Em Peruíbe, litoral Sul de São Paulo, três famílias se uniram para uma boa ação: recolher o lixo deixado nas praias da cidade. A ideia se tornou um projeto, que vem conscientizando visitantes e moradores do local. A iniciativa foi batizada de “Família Catalixo” e surgiu após uma conversa entre as amigas e idealizadoras da ação, Fabíola Rodrigues e Fabiana Cabral, sobre o aumento de lixo encontrado no local.
“As famílias resolveram se juntar a nós duas para fazer a coleta. Nós não moramos em Peruíbe, mas a gente não se considera turista. Temos casa de veraneio na cidade há mais de 20 anos e uma longa história de amor pela cidade”, declarou Fabíola ao portal Razões para Acreditar.
De acordo com o grupo, os itens mais coletados nas praias são bitucas de cigarro, garrafas PET e canudinhos. Fraldas, absorventes, camisinhas e outros resíduos de plástico também são encontrados com frequência. As famílias fazem questão de reforçar que a atitude é totalmente voluntária, e que eles não contam com nenhuma ajuda de instituições ou órgãos públicos. Como a cidade não possui coleta seletiva, tudo o que é recolhido acaba sendo deixado nas lixeiras das praias disponibilizadas pela Prefeitura para que seja recolhido.
A atividade teve início oficialmente em janeiro de 2019 e já conta com páginas no Instagram e no Facebook, que juntas somam mais de 500 seguidores. Pelas plataformas, as famílias divulgam as datas das ações, notícias e imagens com dicas sobre sustentabilidade. “Faça sua parte, recolha seu lixo, seja exemplo, não deixe lixo de herança para seus filhos”, escreveu o Família Catalixo em um post na rede social.
Fontes: Razões Para Acreditar, Família Catalixo – Facebook, Família Catalixo – Instagram
Texto produzido em 09/04/2019
Iniciativa busca conscientizar crianças sobre gestão adequada deste tipo de resíduo
Descarte é gratuito e serão aceitos itens de todos os tamanhos, exceto pilhas e lâmpadas
Ações buscam promover Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias, celebrado em 20 de setembro
Setembro de Segunda Mão apresenta alternativas para reduzir impacto da indústria têxtil