Recicla Sampa - Famílias se unem para recolher lixo nas praias de Peruíbe
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Famílias se unem para recolher lixo nas praias de Peruíbe

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Iniciativa surgiu após conversa entre as amigas Fabíola Rodrigues e Fabiana Cabral, sobre o aumento de lixo encontrado no local. Foto: Facebook / Família Catalixo

Em Peruíbe, litoral Sul de São Paulo, três famílias se uniram para uma boa ação: recolher o lixo deixado nas praias da cidade. A ideia se tornou um projeto, que vem conscientizando visitantes e moradores do local. A iniciativa foi batizada de “Família Catalixo” e surgiu após uma conversa entre as amigas e idealizadoras da ação, Fabíola Rodrigues e Fabiana Cabral, sobre o aumento de lixo encontrado no local.

“As famílias resolveram se juntar a nós duas para fazer a coleta. Nós não moramos em Peruíbe, mas a gente não se considera turista. Temos casa de veraneio na cidade há mais de 20 anos e uma longa história de amor pela cidade”, declarou Fabíola ao portal Razões para Acreditar.

De acordo com o grupo, os itens mais coletados nas praias são bitucas de cigarro, garrafas PET e canudinhos. Fraldas, absorventes, camisinhas e outros resíduos de plástico também são encontrados com frequência. As famílias fazem questão de reforçar que a atitude é totalmente voluntária, e que eles não contam com nenhuma ajuda de instituições ou órgãos públicos. Como a cidade não possui coleta seletiva, tudo o que é recolhido acaba sendo deixado nas lixeiras das praias disponibilizadas pela Prefeitura para que seja recolhido.

A atividade teve início oficialmente em janeiro de 2019 e já conta com páginas no Instagram e no Facebook, que juntas somam mais de 500 seguidores. Pelas plataformas, as famílias divulgam as datas das ações, notícias e imagens com dicas sobre sustentabilidade. “Faça sua parte, recolha seu lixo, seja exemplo, não deixe lixo de herança para seus filhos”, escreveu o Família Catalixo em um post na rede social.

Fontes: Razões Para Acreditar, Família Catalixo – Facebook, Família Catalixo – Instagram

Texto produzido em 09/04/2019


Últimas

Dicas de Reciclagem

Brasil produz 2,4 milhões de toneladas de eletrolixo por ano

Entenda o que é saiba onde descartar lixo eletrônico na cidade de São Paulo

18/06/2024
Notícias

São Paulo lança programa para melhorar gestão de resíduos

Projeto busca modernizar infraestrutura de tratamento e destinação do lixo no estado

17/06/2024
Notícias

Brasil reciclou seis mil toneladas de latas de alumínio desde 1990

Circularidade do material gera emprego e renda para 800 mil catadores de lixo reciclável

14/06/2024
Notícias

Governo Federal anuncia investimentos em cooperativas de reciclagem no Brasil

Liberação de R$ 8 milhões vai beneficiar mais de 15 entidades e associações do setor

13/06/2024