Recicla Sampa - Fapesp abre chamada pública em prol dos oceanos
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Fapesp abre chamada pública em prol dos oceanos

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Acúmulo de garrafas plásticas. Foto: Brian Yurasits/Unsplash

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, instituição de fometo à pesquisa, em parceria com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) e a União Europeia, através da JPI Oceans Initiative, acaba de abrir uma chamada pública em prol dos oceanos.

Tendo como foco as origens da produção de microplásticos, os projetos colaborativos devem seguir a linha de pesquisa dentro da temática “Fontes, Distribuição e Impacto dos Microplásticos no Ambiente Marinho”. "Esta oportunidade de financiamento internacional visa a promover a cooperação de pesquisa europeia e transatlântica sobre o tema e contribuir para as Convenções Regionais sobre os Mares das Nações Unidas, para a implementação da Declaração de Belém, bem como outras iniciativas para reduzir a poluição de microplásticos no oceano", aponta trecho da Chamada.

Aberta a pesquisadores afiliados a Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa do Estado de São Paulo e em suporte aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, a chamada foi lançada em conjunto com diversos países com os quais a FAPESP mantém acordos de cooperação, como Bélgica, Estônia, França, Alemanha, Islândia, Irlanda, Itália, Malta, Noruega, Portugal, Espanha e Suécia.

As propostas precisam envolver pesquisadores parceiros elegíveis de pelo menos três países participantes e seus projetos terão financiamento por até 36 meses com um orçamento máximo de 2 milhões de euros por proposta, sendo 600 mil euros de recursos totais contribuídos pela FAPESP para apoiar as propostas que contêm participação de pesquisadores do Estado de São Paulo.

O limite para submissão de propostas é até o dia 28 de fevereiro de 2019, e os pesquisadores interessados em se candidatar à chamada devem seguir as instruções descritas nas diretrizes disponíveis no site da Fapesp.

 

Fonte: Ciclo VivoFAPESP

 

Texto produzido em 10/01/2019


Últimas

Notícias

Enchentes devem gerar 47 milhões de toneladas de lixo no RS

Estimativas indicam cerca de 19 milhões de toneladas de escombros de casas e edifícios

23/05/2024
Notícias

Brasília recebe Congresso Internacional Cidades Lixo Zero

Considerado o mais importante do setor, evento acontece em junho na Capital Federal

22/05/2024
Notícias

A voz e os ouvidos dos oceanos

Expedição 100% feminina zarpa para pesquisar microplásticos nos mares do Brasil

21/05/2024
Notícias

Roraima lidera ranking da reciclagem no Brasil

Estado recicla 10% dos materiais recicláveis, seguido por Santa Catarina com 5%

20/05/2024