16 de Abril de 2019,12h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, instituição de fometo à pesquisa, em parceria com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) e a União Europeia, através da JPI Oceans Initiative, acaba de abrir uma chamada pública em prol dos oceanos.
Tendo como foco as origens da produção de microplásticos, os projetos colaborativos devem seguir a linha de pesquisa dentro da temática “Fontes, Distribuição e Impacto dos Microplásticos no Ambiente Marinho”. "Esta oportunidade de financiamento internacional visa a promover a cooperação de pesquisa europeia e transatlântica sobre o tema e contribuir para as Convenções Regionais sobre os Mares das Nações Unidas, para a implementação da Declaração de Belém, bem como outras iniciativas para reduzir a poluição de microplásticos no oceano", aponta trecho da Chamada.
Aberta a pesquisadores afiliados a Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa do Estado de São Paulo e em suporte aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, a chamada foi lançada em conjunto com diversos países com os quais a FAPESP mantém acordos de cooperação, como Bélgica, Estônia, França, Alemanha, Islândia, Irlanda, Itália, Malta, Noruega, Portugal, Espanha e Suécia.
As propostas precisam envolver pesquisadores parceiros elegíveis de pelo menos três países participantes e seus projetos terão financiamento por até 36 meses com um orçamento máximo de 2 milhões de euros por proposta, sendo 600 mil euros de recursos totais contribuídos pela FAPESP para apoiar as propostas que contêm participação de pesquisadores do Estado de São Paulo.
O limite para submissão de propostas é até o dia 28 de fevereiro de 2019, e os pesquisadores interessados em se candidatar à chamada devem seguir as instruções descritas nas diretrizes disponíveis no site da Fapesp.
Fonte: Ciclo Vivo, FAPESP
Texto produzido em 10/01/2019
Colégio de SP é o primeiro de grande porte com a certificação ambiental no Brasil
Medida abre exceções à proibição prevista em lei e ameaça trabalho dos catadores
Plástico BOPP é rejeito para 90% das cooperativas do país
Projeto inclui hubs em três regiões do país e apoio direto a catadores e cooperativas