Recicla Sampa - FecomercioSP propõe IPTU Verde para quem separar lixo reciclável
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

FecomercioSP propõe IPTU Verde para quem separar lixo reciclável

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Ideia é dar descontos para empresas e cidadãos que aderirem ao projeto de coleta seletiva. Foto: Recicla Sampa

A FecomercioSP apresentou no último dia 7 de março uma proposta de IPTU Verde para quem separar o lixo reciclável na capital.

A ideia é oferecer um desconto no imposto para empresas e cidadãos que abraçarem o projeto de coleta seletiva da cidade.

Esta e outras iniciativas do setor da reciclagem foram levadas por José Goldemberg, presidente do Conselho de Sustentabilidade da entidade, ao secretário municipal de Mudanças Climáticas, Renato Nalini.

De acordo com a FecomercioSP, a proposta busca chamar atenção para o custo da coleta e da destinação de resíduos no IPTU. O objetivo é fazer as pessoas entenderem o tamanho dos gastos municipais com o serviço.

“É uma forma de aumentar a produtividade das centrais mecanizadas, gerar renda para as cooperativas, melhorar os índices de reciclagem e contribuir para a implementação da economia circular no município”, explica Goldemberg  

“E ainda haveria a redução da emissão de gases de efeito estufa, uma vez que haverá menos caminhões transportando os resíduos até os aterros sanitários”, completa o presidente do Conselho de Sustentabilidade.

Vale destacar que a FecomercioSP também pleiteou políticas de incentivo às empresas que adotam práticas que reduzam a emissão de gases de efeito estufa mencionadas no PlanClima.

Os exemplos citados são edificações de uso comercial equipadas com energia fotovoltaica, lâmpadas LED, aquecimento de água solar, sistemas de resfriamento e ventilação de alta eficiência.

Em outra frente, a entidade defendeu que se considere o tratamento térmico de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) como uma opção tecnológica eficiente para a destinação ambientalmente adequada para os resíduos gerados pelos 12 milhões de paulistanos.

Para finalizar, o Recicla Sampa foi lembrado e citado pelos representantes como uma referência em educação ambiental e conscientização na internet e nas redes sociais.


Últimas

Notícias

O papel da Economia Circular na sustentabilidade do planeta

Entenda a importância da transição para novos modelos de produção e consumo

12/04/2024
Dicas de Reciclagem

Cotonetes de plástico não são reciclados no Brasil

Conheça opções de hastes plásticas sustentáveis a preços acessíveis

11/04/2024
Notícias

Construção de casas sustentáveis cresce no Brasil

Número de residenciais verdes no país cresceu 40% entre 2022 e 2023

10/04/2024
Notícias

InfluenceMap revela quem são os grandes poluidores do mundo

Relatório aponta para 57 organizações dos setores de combustíveis fósseis e cimento

09/04/2024