20 de Marco de 2024,15h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
A FecomercioSP apresentou no último dia 7 de março uma proposta de IPTU Verde para quem separar o lixo reciclável na capital.
A ideia é oferecer um desconto no imposto para empresas e cidadãos que abraçarem o projeto de coleta seletiva da cidade.
Esta e outras iniciativas do setor da reciclagem foram levadas por José Goldemberg, presidente do Conselho de Sustentabilidade da entidade, ao secretário municipal de Mudanças Climáticas, Renato Nalini.
De acordo com a FecomercioSP, a proposta busca chamar atenção para o custo da coleta e da destinação de resíduos no IPTU. O objetivo é fazer as pessoas entenderem o tamanho dos gastos municipais com o serviço.
“É uma forma de aumentar a produtividade das centrais mecanizadas, gerar renda para as cooperativas, melhorar os índices de reciclagem e contribuir para a implementação da economia circular no município”, explica Goldemberg
“E ainda haveria a redução da emissão de gases de efeito estufa, uma vez que haverá menos caminhões transportando os resíduos até os aterros sanitários”, completa o presidente do Conselho de Sustentabilidade.
Vale destacar que a FecomercioSP também pleiteou políticas de incentivo às empresas que adotam práticas que reduzam a emissão de gases de efeito estufa mencionadas no PlanClima.
Os exemplos citados são edificações de uso comercial equipadas com energia fotovoltaica, lâmpadas LED, aquecimento de água solar, sistemas de resfriamento e ventilação de alta eficiência.
Em outra frente, a entidade defendeu que se considere o tratamento térmico de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) como uma opção tecnológica eficiente para a destinação ambientalmente adequada para os resíduos gerados pelos 12 milhões de paulistanos.
Para finalizar, o Recicla Sampa foi lembrado e citado pelos representantes como uma referência em educação ambiental e conscientização na internet e nas redes sociais.
Saiba como a reciclagem ajuda a conter a crise climática e o aquecimento global
Evento é um espaço para experiências de negócios e fortalecimento da Reciclagem Popular
Catadora, negra e semi-analfabeta, escritora foi uma artista brasileira de espírito livre
Falta de consenso resultou em convocação de uma nova reunião para 2025