07 de Fevereiro de 2020,10h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Aumento da produção a custos mais baixos são as engrenagens que movem o mundo da moda fast fashion. Com o intuito de trilhar um caminho totalmente oposto, surgiu a marca suíça Qwstion, que vem chamando atenção no mercado da moda por produzir bolsas ecologicamente corretas em um tecido revolucionário, tendo como matéria-prima folhas de uma espécie de bananeira.
Batizado de Bananatex, o material foi desenvolvido nas Filipinas a partir da Abacá, nome dado à fibra e à planta da família Musaceae. O item demonstrou ser capaz de substituir os componentes plásticos utilizados pelo setor, como o poliéster, nylon e acrílico. No procedimento, as fibras são convertidas em uma espécie de papel, que em seguida são cortadas em tiras e transformadas em um fio bastante fino, constituindo um pano firme.
As mochilas, primeiros acessórios a serem confeccionadas pela marca, são de origem vegetal, livres de plásticos e biodegradáveis.
“Vimos o quão resistente e duradouro é o tecido, então decidimos que isso tinha potencial e continuamos o desenvolvimento”, declarou Hannes Schönegger, co-fundador e CEO da Qwstion, à Fast Company.
Antes do surgimento do aparato, a iniciativa, que carrega a sustentabilidade como alma do negócio, fabricava seus produtos utilizando algodão 100% orgânico. Porém, os empresários não se davam como satisfeitos com a concepção de suas peças. Foi após uma viagem às plantações orgânicas no país asiático e uma jornada de 3 anos entre pesquisas e testes que o produto chegou à sua forma definitiva.
Hoje, a expectativa da empresa é que outras companhias também utilizem a descoberta em suas produções. Para isso, a organização disponibilizou o projeto como código aberto (open source), para que seu processo de composição esteja disponível a quem quiser utilizá-lo. “Dado o nosso objetivo final de oferecer uma alternativa viável aos tecidos sintéticos que atualmente dominam a indústria de bolsas, queremos incentivar outras marcas a usá-lo”, afirmam os empreendedores suíços ao portal Conexão Planeta.
Confira o vídeo sobre a técnica do Bananatex.
Fontes: Época Negócios e Conexão Planeta,
Brasil se abstém de assinar proposta liderada pela França, batizada de Apelo de Nice
Programas de logística reversa foram suspensos por decisão dos patrocinadores
Pontos de coleta estão disponíveis em centenas de cidades de todos os estados do Brasil
Iniciativa comprova que integrar esforços gera impactos ambientais e sociais expressivos