Recicla Sampa - Ford investe em alternativas sustentáveis para seus produtos
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Ford investe em alternativas sustentáveis para seus produtos

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
A fábrica, em Camaçari, na Bahia, reutiliza o solvente utilizado no setor de pintura dos carros e o transforma em produto de limpeza. Foto: Ford / Divulgação

O setor automotivo está se reinventando. Exemplo disso são os processos de reciclagem e reúso de materiais que estão sendo implementados dentro das fábricas. A gigante Ford, por exemplo, já adotou algumas medidas para ser mais sustentável.

Atualmente, os carpetes utilizados em alguns modelos de carros da marca são feitos com garrafas PET recicladas. A fábrica, em Camaçari, na Bahia, reutiliza o solvente utilizado no setor de pintura dos carros e o transforma em produto de limpeza. Segundo a empresa, é mais vantajoso reciclar do que comprar novos materiais para a limpeza do ambiente. “Somente no ano passado, a recuperação foi de 32,6 mil litros de solventes”, informou ao Estadão.

A filosofia dos 4Rs, reduzir, reutilizar, reciclar e repensar, já está no cotidiano da empresa que pesquisa também novas tecnologias e processos para tornar isso real. “A sustentabilidade é um dos pilares do sistema de desenvolvimento de produtos da Ford”, afirmou Cristiane Gonçalves, supervisora de Engenharia de Materiais da Ford América do Sul, ao Estadão.

A premissa sustentável da marca também está presente na fábrica de motores em Taubaté, São Paulo. Lá, a areia utilizada para o processo de fundição, que antes era destinada aos aterros sanitários, passou a ser reaproveitada em outros processos industriais. Hoje, ela é enviada para a empresa Craft, que cuida do processo de reciclagem do material, e depois é utilizada em moldes de peças e argamassa para o setor da construção civil.  

Fonte: O Estado de S. Paulo

Texto produzido em 07/10/2020


Últimas

Notícias

Cooperativa Crescer instala novo sistema elevado de triagem

Infraestrutura amplia eficiência na coleta, impulsiona ganhos ambientais e sociais

05/12/2025
Notícias

Descarte de algodão revela contradição na reciclagem de tecidos

Especialista aponta desperdício e defende avanço urgente da economia circular

03/12/2025
Notícias

Ancat entrega convite da ExpoCatadores ao ministro Boulos

Representantes de catadores defendem avanços por políticas públicas em Brasília

01/12/2025
Notícias

Brasil cria entidade para combater greenwashing

Novo órgão público vai rastrear e auditar toda cadeia da reciclagem no país

28/11/2025