11 de Dezembro de 2020,00h26
Veja outros artigos relacionados a seguir
O setor automotivo está se reinventando. Exemplo disso são os processos de reciclagem e reúso de materiais que estão sendo implementados dentro das fábricas. A gigante Ford, por exemplo, já adotou algumas medidas para ser mais sustentável.
Atualmente, os carpetes utilizados em alguns modelos de carros da marca são feitos com garrafas PET recicladas. A fábrica, em Camaçari, na Bahia, reutiliza o solvente utilizado no setor de pintura dos carros e o transforma em produto de limpeza. Segundo a empresa, é mais vantajoso reciclar do que comprar novos materiais para a limpeza do ambiente. “Somente no ano passado, a recuperação foi de 32,6 mil litros de solventes”, informou ao Estadão.
A filosofia dos 4Rs, reduzir, reutilizar, reciclar e repensar, já está no cotidiano da empresa que pesquisa também novas tecnologias e processos para tornar isso real. “A sustentabilidade é um dos pilares do sistema de desenvolvimento de produtos da Ford”, afirmou Cristiane Gonçalves, supervisora de Engenharia de Materiais da Ford América do Sul, ao Estadão.
A premissa sustentável da marca também está presente na fábrica de motores em Taubaté, São Paulo. Lá, a areia utilizada para o processo de fundição, que antes era destinada aos aterros sanitários, passou a ser reaproveitada em outros processos industriais. Hoje, ela é enviada para a empresa Craft, que cuida do processo de reciclagem do material, e depois é utilizada em moldes de peças e argamassa para o setor da construção civil.
Fonte: O Estado de S. Paulo
Texto produzido em 07/10/2020
Avanço é resultado de políticas públicas, educação ambiental e mudança de comportamento
Apenas 22% dos resíduos tecnológicos têm destinação ambientalmente adequada, informa ONU
Grande maioria é embalada em BOPP, material de difícil reciclagem no Brasil
Queimar resíduos têxteis apenas transforma um problema visível em um invisível