Recicla Sampa - França vai banir descartáveis feitos totalmente de plástico
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

França vai banir descartáveis feitos totalmente de plástico

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Homens coletando plástico na França. FranFoto: kipgodi/shutterstock.com

A França se tornou o primeiro país do mundo a aprovar uma legislação para banir copos, talheres e pratos descartáveis feitos totalmente de plástico.  A nova lei prevê que, a partir de 2020, esses produtos tenham o bioplástico em sua composição, material biodegradável, feito de plantas.

Segundo o jornal francês Les Echos, são jogados fora 4,7 bilhões de copos de plástico por ano. Para piorar, só 1% de tudo isso tem a reciclagem como destino.

A presença de bioplástico nos materiais fabricados deverá ser de 50% em 2020, passando a 60% em 2025.

A decisão contou com resistência, principalmente por parte da indústria de embalagens, que considerou a nova lei uma violação dos tratados europeus de livre comércio. Por outro lado, a medida está em linha com o Acordo de Paris, adotado na 21ª Conferência das Partes (COP21), que tem como objetivo reduzir o aquecimento global.

Fonte: CNN, Independent e Akatu


Últimas

Dicas de Reciclagem

Onde descartar chuveiro elétrico

Aparelho é lixo eletrônico e não deve ser colocado no saco de recicláveis comuns

11/07/2025
Notícias

Isopor está com baixa reciclabilidade, saiba como evitar

Cooperativas de SP enfrentam dificuldades para armazenar e vender o material

09/07/2025
Notícias

Lisboa estreia sistema automatizado para copos reutilizáveis

Projeto oferece reembolso automático e promete zerar uso de descartáveis ainda neste ano

07/07/2025
Notícias

Julho Sem Plástico convida a repensar hábitos de consumo

Campanha global propõe reflexão sobre impacto do lixo plástico nos ecossistemas

04/07/2025