15 de Junho de 2023,16h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Especializada em economia circular, a Circulate Capital promete investir cerca de R$ 300 milhões para impulsionar a reciclagem do plástico na América Latina.
De acordo com informações do Capital Reset, a iniciativa conta com apoio de petromquímicas como Chevron, Phillips, Chemical, Dow, além de fabricantes de bens de consumo como Danone e Unilever.
O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a plataforma de impacto Builders Vision também prometem apoiar o projeto.
Na primeira etapa, Brasil, Chile, Colômbia e México aparecem como prioridade. O argumento são condições favoráveis para o desenvolvimento de projetos de logística reversa no setor.
Mas ainda não se sabe quanto exatamente será destinado ao Brasil, que concentra 164 das 700 empresas identificadas para receberem os aportes.
O que foi informado são as áreas de atuação: aperfeiçoamento do sistema de coleta e triagem, processamento para agregar valor aos resíduos e criação de novas tecnologias.
A humanidade produz cerca de 460 milhões de toneladas de plástico por ano. Segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, sem medidas urgentes, esse número deve triplicar até 2060.
Globalmente, 46% dos resíduos plásticos acabam nos aterros sanitários, 22% são mal descartados e vão parar no meio ambiente, 17% são incinerados e 15% são coletados para reciclagem, com menos de 9% realmente reciclados.
A poluição plástica marinha aumentou 10 vezes desde 1980 e já afeta pelo menos 267 espécies animais, incluindo 86% das tartarugas marinhas, 44% das aves marinhas e 43% dos mamíferos marinhos.
De acordo com um estudo do Pnuma, mais de 14 milhões de toneladas de plástico entram e danificam os ecossistemas aquáticos anualmente no mundo todo.
Além disso, espera-se que as emissões de gases de efeito estufa associadas aos plásticos representem 15% do total de emissões permitidas até 2050 se a humanidade limitar o aquecimento global a 1,5°C.
Encontre pontos de coleta de lâmpadas, pilhas, eletrônicos, medicamentos e pneus
Estudo capitaneado pela Sea Shepherd Brasil analisou mais sete mil quilômetros de costa
Pontos de Entrega Voluntária da entidade já estão instalados em 305 municípios do país
Mais da metade dos trabalhadores do setor são mulheres e 62% são negros ou pardos