Recicla Sampa - Galo da Madrugada terá visual sustentável em 2019
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Galo da Madrugada terá visual sustentável em 2019

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Galo da madrugada, Recife. Foto: MesquitaFMS/shutterstock.com

Galo da Madrugada terá visual sustentável em 2019  

Considerado o maior bloco de Carnaval do mundo desde 1995 pelo Guinness Book, o “Livro dos Recordes”, o Galo da Madrugada é um bloco pernambucano que sai todo sábado de Carnaval na região central do Recife, capital do estado. E seu personagem principal, o Galo da Madrugada Gigante, terá a sustentabilidade como tema em sua produção neste ano.

A famosa alegoria do carnaval recifense chegará à Ponte Duarte Coelho vestido de Galo Artesão. O visual foi criado pelo artista plástico, designer e consultor pernambucano Leopoldo Nóbrega e quer estimular a produção artesanal de Pernambuco e ainda trazer tecnologias sustentáveis.  "Cada detalhe do Galo tem uma técnica, acabamento ou insumo que é bem característico. Dentro desse contexto artesanal, que é intrínseco ao processo, queríamos agregar tecnologias que a gente pudesse se comunicar com o mundo de forma estratégica", explica o artista em entrevista para o blog Social 1.

De acordo com matéria da Folha de Pernambuco, o Galo utilizará pelo menos 50% de tecidos aproveitados do Polo de Confecção de Pernambuco, como as sobras de jeans fabricados em Caruaru, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe, cidades do Agreste pernambucano.

Com a crista feita de mangueiras plásticas reutilizadas, as joias do Galo serão pintadas de argila líquida para representar a produção local e produzidas também com brinquedos populares de materiais reciclados. "Será um Galo que vai representar a nossa cultura, vestido com jeans, inspirado no folião que brinca nas ruas e no Carnaval democrático de nossa cidade", conta o presidente da Fundação de Cultura do Recife, Diego Rocha, em entrevista ao jornal Folha de Pernambuco.

 

Fontes: Social 1 e Folha de Pernambuco

Texto produzido em 17/01/2019


Últimas

Notícias

Dia Mundial dos Catadores de Lixo Reciclável celebra luta da categoria

Data promove reflexão sobre responsabilidade coletiva em dar dignidade aos trabalhadores

01/03/2024
Notícias

Cidades do futuro e os caminhos para um mundo sustentável

Demandas apontam para harmonia entre desenvolvimento urbano e preservação ambiental

29/02/2024
Notícias

Projeto de lei quer celulares com baterias removíveis e substituíveis

Regra evitaria que milhões de aparelhos sejam inutilizados e descartados precocemente

28/02/2024
Dicas de Reciclagem

Como a reciclagem do lixo ajuda o meio ambiente

Entenda por que separar corretamente o lixo reciclável contribui para um mundo sustentável

27/02/2024