19 de Novembro de 2019,12h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
O problema da contaminação de plásticos nos oceanos vem sendo debatido de forma incansável. Lutando contra esse cenário e em prol da saúde e do ecossistema terrestre surge a marca Cove, que desenvolveu um modelo de garrafa totalmente biodegradável, capaz de se decompor em contato com o solo e com a água.
O produto é feito a partir de um biopolímero chamado PHA, elemento formado de bactérias que se alimentam de açúcares, óleos vegetais, amidos ou gases de efeito estufa. O processo de decomposição é iniciado quando acontece o contato ativo com alguma atividade microbiana, algo naturalmente presente no solo, em aterros, lixões ou no oceano.
“Está claro que a razão para termos um problema com poluição com plástico é a conveniência, e tentar mudar esse cenário é um grande desafio. Estamos há anos trabalhando para criar uma alternativa para as garrafas projetadas para uso único”, declarou Alex Totterman, fundador da companhia, em entrevista ao portal Fast Company.
Para Alex, o processo de redução do consumo é tão importante quanto o da reciclagem do material. “Nós não temos tempo suficiente. Estamos diante de uma situação em que, provavelmente, em menos de 30 anos teremos um oceano com mais plástico do que peixes”, afirmou.
O criador ainda explicou que deseja se aliar a outras empresas de embalagens contra o combate da poluição causada pelos resíduos. "Estamos construindo com a intenção de ver essas grandes empresas passarem a trabalhar conosco ou a trabalhar com a PHA", disse Totterman. A garrafa teve o lançamento em Los Angeles, na Califórnia, e deverá chegar a outras cidades dos Estados Unidos.
Fontes: The Greenest Post , Fast Company
Texto produzido em 10/05/2019
Existem alternativas com preços super acessíveis, até mais baratas que as tradicionais
Queda nos preços das commodities petroquímicas impactaram produtividade do setor
Relatório destaca redução do uso do carvão e avanço significativo de energia renováveis
Urnas ficam disponíveis até o dia 30 de novembro em onze estações