Garrafa biodegradável pode ajudar a salvar oceanos dos plásticos

18/06/2019

Imagem - Garrafa Choose Water que se decompõe em até três semanas. Foto: Divulgação Choose Water

Garrafa Choose Water que se decompõe em até três semanas. Foto: Divulgação Choose Water

Não é novidade que o plástico é um dos maiores vilões do meio ambiente. Estudos demonstram que, se continuarmos no mesmo ritmo em que estamos atualmente de produção e descarte do material, em 2050 teremos mais plásticos do que peixes nos oceanos.

Pensando nisso, o químico britânico James Longcroft criou uma garrafa que se decompõe ao ser deixada na natureza. A parte exterior do recipiente é feita de papel reciclado e o forro interno, impermeável, é feito de um material composto desenvolvido pelo próprio Longcroft. De acordo com ele, todos os componentes da garrafa são decompostos em até três semanas, quando deixados na água ou no solo.

Além disso, as criaturas marinhas podem se alimentar deles sem nenhum prejuízo, pois são todos naturais. De acordo com o jornal britânico The Times, Longcroft pretende vender cada garrafa por aproximadamente 1 dólar (algo em torno de 4 reais), uma alternativa viável ao plástico.

Há dois anos, Longcroft fundou a Choose Water, uma empresa que doa todo o lucro de garrafas de água vendidas para o programa de caridade Water For Africa. Foi apenas no ano passado, porém, que o britânico se deu conta do impacto negativo das garrafas de plástico no meio ambiente e parou de vendê-las.

Daí surgiu a ideia de criar a garrafa biodegradável, que ele espera que esteja à venda até o fim do ano. Enquanto isso, Longcroft aguarda investimentos de outras empresas para um lançamento do produto em grande escala. 

 

Fontes: Business Insider | EveningStandard

 

Texto produzido em 14/05/2018

Tags: notícias
Espalhe essa informação

Assuntos Relacionados